Madeira

Mais assistentes operacionais reivindica JPP

Não basta construir novos centros de saúde. São precisos recursos humanos, disse o deputado Paulo Alves

Paulo Alves, à direita.   Foto JPP
Paulo Alves, à direita. Foto JPP

O Juntos Pelo Povo (JPP) escolheu o Centro de Saúde de Câmara de Lobos como pano de fundo para uma iniciativa política que teve por objectivo denunciar a falta de assistentes operacionais no Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) e dar conta da intenção do partido de apresentar na Assembleia Legislativa da Madeira um projecto de resolução precisamente para discutir este tema. O porta-voz foi o deputado Paulo Alves.

“Sabemos que neste momento a Secretaria Regional diz que está aberto concurso para 39 assistentes operacionais, no entanto entre 2015 e 2017 houve a saída de 74 operacionais, o que significa que ainda existe um défice de 35”, destacou o deputado esta manhã, recorrendo a matemática simples.

Em declarações enviadas à redacção, Paulo Alves sublinhou que não basta construir novas unidades de saúde. Para além de dotá-las de recursos materiais “é fundamental”, disse, equipar esse centros de saúde e o hospital com recursos humanos, nomeadamente assistentes operacionais. Nesse sentido, o JPP vai apresentar um projecto de resolução que visa recomendar ao Governo Regional a contratação de mais assistentes operacionais, adiantou. Quem sai prejudicado desta falta destes profissionais são os que já trabalham nesta área, que são sobrecarregados, afirmou, e a população que necessita de recorrer aos Serviços.