Madeira

Houve mais incêndios em 2017

None

Bom dia caro leitor. Na edição de hoje abordamos um tema que faz incendiar um problema devastador, visando sobretudo a natureza que nos circunda. ‘Incêndios dispararam em 2017’ é a manchete da edição 46.525 mil do DIÁRIO, onde logo na página número dois pode verificar que registaram-se 609 ocorrências em mato, correspondendo a um acréscimo de 60% face ao ano anterior.

Os fogos florestais também aumentaram, tendo-se verificado 27 ocorrências no decorrer do ano passado. Há ainda um dado curioso a destacar: contrariamente ao que é habitual, o pico dos incêndios aconteceu no mês de Outubro.

‘Isolamento sem saída’ é a chamada de alerta para a Fajã das Galinhas, um dos sítios mais isolados da Região e que em 10 anos perdeu dois terços dos seus habitantes. Num zona em que a agricultura é a principal actividade, os perigos espreitam no acesso a um local onde até a Internet chega devagar.

Nesta edição pode ainda ficar a saber que o centro de simulação clínica realizou 1.500 horas de formação e, da Saúde para a Cultura, o DIÁRIO mostra-lhe que o ‘Dar a Ver’ arranca em Março e promove dez conferências até Outubro.

Na entrevista de hoje há muito trilho por ‘desbravar’, isto porque um especialista na área alerta para “anarquia” no negócio de BTT.

Falta de certificação dos trilhos permite ‘lei da selva’ na modalidade, onde há empresas a facturar milhares de euros por mês, numa actividade que pode estar em risco de desaparecer.