Madeira

Guillem Anglada Escudé visitou a Câmara Municipal do Funchal

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) recebeu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o astrofísico Guillem Anglada Escudé, a par da conferência ‘O Universo visto pelos olhos da ciência’, que aborda o trabalho que o investigador tem vindo a desenvolver na Universidade Queen Mary, em Londres.

A Vereadora Idalina Perestrelo acompanhou a sessão de abertura da conferência, sublinhando que “cada um de nós vê o Universo à sua maneira, mas hoje, temos a oportunidade de vê-lo pelos os olhos da ciência. Quero dar as boas vindas a Guillem Anglada Escudé. É uma honra recebermos no Funchal o investigador responsável pela recente descoberta do planeta Próxima B, um planeta orbitando a estrela mais próxima do Sol”.

Idalina Perestrelo dedicou ainda “um bem-haja à Associação de Astronomia da Madeira, pela organização desta conferência que creio que nos fará pensar na nossa condição humana. A parceria da Câmara Municipal do Funchal com a AAM tem vindo a crescer, através da cedência da casa do Areeiro para encontros e estudos de astronomia, e através do apoio para aquisição de material. Quero salientar que podem continuar a contar com este executivo para que o desenvolvimento da actividade de astronomia no Funchal”.

Guillem Anglada Escudé foi, em 2016, considerado, pela revista Nature, um dos dez melhores cientistas do Mundo e, em 2017, uma das cem pessoas mais influentes mundialmente, segundo a revista Time. A descoberta do “Proxima B”, o exoplaneta mais próximo do nosso sistema solar, localizado em redor da estrela Próxima de Centauro, valeu ao cientista e à sua equipa de investigação uma ampla notoriedade mundial.

Pode ler a entrevista do astrónomo ao DIÁRIO, publicada hoje, aqui.