Madeira

Fechado programa do Festival Literário da Madeira que se realiza em Março no Funchal

None

O Teatro Baltazar Dias, no Funchal, será palco para a 7.ª edição do Festival Literário da Madeira (FLM), nos dias 14 a 19 de março, acolhendo o programa conversas com escritores, lançamentos de livros, concertos e sessões de autógrafos.

A organização, a Eventos Culturais do Atlântico (ECA), divulgou hoje o programa final do evento que decorre este ano subordinado ao tema “Literatura e a Web -- entre o medo e a liberdade”, estando também previstas sessões de autógrafos e apresentações.

Como anunciado, a abertura conta com a presença da Prémio Nobel da Literatura de 2015, Svetlana Alexievich, que vai participar numa conversa conduzida pelo jornalista Luís Caetano, abordando o tema “haverá algo mais assustador do que o homem?”

Da lista de participantes constam os nomes de Pepetela, Ondjaki, Valter Hugo Mãe, Marcelino Freire, Pedro Mexia, Daniel Jonas, Maria Fernandes, Eimear McBride, Tatiana Salem, Viriato Soromenho-Marques e Frederico Lourenço.

“Queremos transformar o mundo e somos incapazes de nos transformar a nós próprios”, “Se queres manter um segredo, tens de escondê-lo de ti mesmo”, “Ser deixado sozinho é a coisa mais preciosa que se pode pedir do mundo moderno”, “Tudo me é permitido, mas não me deixarei ser controlado por nada” e “A linguagem é uma das prisões mais terríveis e está sempre à nossa espera” são os temas das conversas com os escritores, autores e jornalistas participantes.

A apresentação de “Pés Alados -- Biografia de Telmo Ferreira”, de Sandra Nobre, será feita no dia 15, por Henrique Amoedo, e conta com atuação de Telmo Ferreira/Grupo Dançando Com a Diferença.

No dia 16, Valter Hugo Mãe vai apresentar “Nossos Ossos”, de Marcelino Freire.

No dia seguinte, está prevista a apresentação, por Fernando Alves, de “Depois do Fim -- Crónica dos Primeiros 25 Anos da Guerra de Civilizações”, de Paulo Moura.

Em termos musicais, o destaque é o concerto de Teresa Salgueiro, no dia 17, com base em “Horizonte”, o seu álbum mais recente.

A organização menciona ainda que, “à semelhança das edições anteriores, estão previstas idas a escolas, cujo programa será divulgado em breve”.