Madeira

Espírito de Natal domina a agenda desta quinta-feira, confira tudo aqui

Foto DR
Foto DR

Apresentação do Mega Presépio no Curral das Freiras

O presépio foi construído pela Associação Refúgio da Freira e é da autoria do presidente de direcção, Anacleto Camacho. Retrata, para além do nascimento do Menino Jesus, a história cultural, costumes e tradições dos antepassados. A sua apresentação decorrerá pelas 18 horas desta quinta-feira.

Museu Quinta das Cruzes acolhe cânticos de Natal

Associando-se ao programa oficial das festas de Natal e Fim-de-ano na Madeira e no seguimento de outras acções que têm vindo a ser desenvolvidas para assinalar a data, o Museu Quinta das Cruzes acolhe, pelas 10h30, o grupo ‘Alegra Campo’, do Centro de Actividades Ocupacionais de S. Pedro, (CAO), que irá interpretar, nos jardins do Museu, canções tradicionais madeirenses alusivas à quadra natalícia. Com mais esta actividade, integrada nas Festas de Natal e Fim-de-ano 2017/2018, o Governo Regional aposta na maior valorização e integração das tradições e costumes no Programa oficial deste cartaz turístico, reforçando, simultaneamente, a divulgação do trabalho que tem sido desenvolvido neste Centro Ocupacional.

Calheta promove ‘Convívio de Natal’ para crianças do concelho

O Município da Calheta promove, entre as 10 horas e as 13h, no Pavilhão do CDR Prazeres, a XIX edição do ‘Convívio de Natal para crianças do Pré Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico’. O evento contará com a presença do presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, assim como do director regional de Inovação e Gestão, António Lucas, em representação do secretário regional de Educação, Jorge Carvalho. A actividade, que se traduz num grande espectáculo de animação e convívio natalício, conta com 19 anos de historial e assume-se como um momento municipal de encontro e partilha de valores entre toda a comunidade educativa do concelho. Esta iniciativa tem como principal objectivo proporcionar a todas as crianças participantes momentos de convívio, solidariedade e animação natalícia, imbuídos pela educação e fruição artística e pelo respeito ambiental. Para a concretização destes intentos, a autarquia disponibiliza o transporte necessário, o espectáculo de animação, os lanches e, no final, será oferecido um brinquedo a cada criança presente.

Casa do Povo do Caniço inaugura exposição de Natal

A inauguração da exposição ‘Postais de Natal Antigos’ terá início às 17 horas, no Núcleo Museológico do Caniço. A exposição é composta por postais de vários espólios particulares e estará patente até dia 18 de Janeiro. Trata-se de uma exposição que invoca a memória dos tempos em que as famílias, os amigos e as instituições trocavam por correio os votos de Feliz Natal, prática que decaiu com o aparecimento das novas tecnologias e das redes sociais. Alguns dos postais em exibição têm 60 anos.

Albuquerque presta homenagem ao sector do Turismo

Pelas 18h30 desta quinta-feira, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, prestará uma homenagem ao sector do Turismo na Madeira, na Quinta Vigia. Antes, apresentará os cumprimentos de Natal aos funcionários da EEM, no Museu Casa da Luz (8h45), estará presente na cerimónia de registo de pagamentos, a realizar ao abrigo dos projectos dos vários Sistemas de Incentivos, no Salão Nobre do Edifício do Governo (10h30) e fará a inauguração do Edifício Séc. XXI- 10, empreendimento da empresa Socicorreia, na Estrada Monumental (17h).

Lançamento do ‘Segundo Livro das Vozes do Vento’

A apresentação e lançamento do ‘Segundo Livro das Vozes do Vento’ terá lugar na Fortaleza de S. Tiago, às 18 horas.

Abertura da Formação Regional no âmbito do Programa Juventude Activa

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, estará presente, pelas 9h30, na sessão de abertura da Formação Regional, no âmbito do Programa Juventude Activa, que terá lugar no Centro de Juventude do Funchal. A iniciativa promovida pela Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Juventude e Desporto, é dirigida a jovens com idades compreendidas entre os 16 e 30 anos, nas áreas de atendimento ao público e competências digitais, com vista a poderem integrar o Programa Regional Juventude Activa. Este programa confere a oportunidade aos jovens de colaborar nas Lojas de Juventude da Região Autónoma da Madeira, enquanto espaços públicos que disponibilizam o acesso gratuito à internet e a serviços de informação juvenil, dispersas pelo Funchal, Santa Cruz, Camacha, Machico, Santana, Porto Moniz, S. Vicente e Ribeira Brava. Os jovens colocados têm a responsabilidade de assegurar o atendimento aos utentes, pelo que esta formação pretende dotá-los com as competências necessárias e adequadas para o desenvolvimento das suas funções, a partir de Janeiro de 2018.

Reunião do Conselho de Governo

Nesta quinta-feira, dia 14 de Dezembro, terá lugar a reunião de Conselho de Governo, sendo que as conclusões serão apresentadas pelas 12 horas na sala de imprensa da Quinta Vigia.

Reunião da Comissão de Recursos Naturais e Ambiente

Os deputados da 3.ª Comissão Especializada Permanente de Recursos Naturais e Ambiente terão uma reunião pelas 14h30, sendo um dos pontos da ordem de trabalhos a apreciação do requerimento para Audição Parlamentar, da autoria do PCP, intitulado ‘Caracterização e medidas de prevenção e combate à praga de ratos na Região Autónoma da Madeira’.

CDS realiza iniciativa em Câmara de Lobos

O CDS-PP Madeira aborda nesta quinta-feira, dia 14 de Dezembro, “questões relevantes para as populações do concelho de Câmara de Lobos”. Haverá declarações à comunicação social às 11 horas, junto ao edifício da Câmara Municipal, no centro da cidade.

PCP aborda Justiça Social na Região

O Grupo Parlamentar do PCP realiza uma conferência de imprensa pelas 11 horas, junto ao Largo do Chafariz, para anunciar propostas que o PCP irá apresentar em sede de discussão na especialidade do Orçamento para a Região de 2018, para garantir mais justiça social na Região.

Reunião de Câmara da autarquia do Funchal

Pelas 13 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Funchal, haverá a recolha de declarações do Executivo, após a Reunião de Câmara semanal.

PSD realiza conferência junto à Telecom

O Grupo Parlamentar do PSD realiza nesta quinta-feira, dia 14 de Dezembro, pelas 12h30 horas, junto ao Edifício da Portugal Telecom, na Avenida Zarco, uma conferência de imprensa.

PTP promove acção política

A acção política do PTP terá lugar na Assembleia Legislativa da Madeira, às 14 horas.

PS-M aborda propostas para o Orçamento Regional 2018

O PS-Madeira promove, nesta quinta-feira, uma conferência de imprensa para apresentar propostas para o Orçamento Regional. As declarações à comunicação social serão proferidas pelo presidente do PS-M, Carlos Pereira, às 11 horas, na sede do partido.