Madeira

Escolas da Madeira concorrem em competição nacional associada ao consumo de fruta

16 estabelecimentos de ensino do Funchal, Câmara de Lobos, Calheta, Machico e Santana criaram hinos para o Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável

Foto Agenciazero.net
Foto Agenciazero.net

16 escolas da Madeira estão a concorrer este ano à 7.ª edição do projecto Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável, cuja decisão está neste momento nas mãos do público, convidado a votar no seu hino preferido em www.heroisdafruta.com. A votação decorre até às 23h59 do dia 15 de Marco no referido site com o objectivo de escolher 80 finalistas: os 3 mais votados, bem como o mais partilhado de cada distrito ou região autónoma.

Na Madeira estão a concorrer pelo Funchal o Infantário Quinta dos Traquinas - Sala Mestre; a EB1/PE c/ Creche de São Gonçalo – 1.ºAno, 2.ºAno, 3.ºAno, 4.ºAno; o Jardim Escola João de Deus Funchal - Sala Bibe Amarelo I, Sala Bibe Amarelo II, Sala Bibe Encarnado I, Sala Bibe Encarnado II, Sala Bibe Azul; a EB1/PE da Lombada – 4.º Ano, 3.º, 2.º, 1.º; o Externato Adventista do Funchal – 4.º ano, 3.º ano, 2.º ano, 1.º ano, Sala Estrelinhas; o Infantário da Rochinha - Sala Papagaios, Sala Pintassilgos, Sala Patinhos, Sala Pintarroxos, Sala Pavões, Sala Pardais, Sala Pica-paus, 1.º ano; a EB1/PE com Creche Professor Eleutério de Aguiar - 4.º A; e o Infantário A Cidade dos Brinquedos - Sala Rei Leão, Sala João Pé de Feijão, Sala Rato do Campo e da Cidade, Sala Cinderela, Sala Pinóquio Calheta. De Câmara de Lobos concorrem o Jardim de Infância Santa Cecília - Sala Beijinhos, Sala Amiguinhos, Sala Carinhos, Sala Sorrisos; a EB1/PE da Lourencinha – 3.ºB; a EB123/PE Curral das Freiras - Sala Pré-escolar B, 1.ºAno, 2.ºAno, 3.º/4.ºAnos; a EB1/PE da Vargem - 4.º A; e a EB1/PE do Covão - Sala Arco-Íris, Sala Flores. Estão também representados os concelhos da Calheta, com a EB1/PE da Calheta - Sala B, Sala C; Machico, com o Infantário Rainha Santa Isabel - Sala Arco Íris; e Santana com a EB1/PE/C de São Jorge – 2.º, 1.º, 3.º, 4.º, Sala pré.

O concurso é promovido pela APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil. Estão a disputar os prémios 327 videoclipes criados pelos milhares de alunos das escolas que participam este ano lectivo. A organização compara este concurso a um género de ‘festival da canção’ inter-escolar, onde “as crianças partilham a cantar as lições sobre nutrição e saúde que aprenderam ao longo dos últimos meses”.

A par de ajudar a eleger os melhores, cada voto em qualquer hino dos heróis da fruta reverte como donativo para a ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’, o fundo social deste projecto que distribui gratuitamente cabazes semanais nas escolas para apoiar a inclusão de fruta no lanche escolar dos alunos mais carenciados do país. Além disto, recorda a organização, há outros prémios para distribuir ao público que participar na eleição. Estes telediscos incentivam os adultos a comer mais fruta e legumes.