Madeira

Encostas de Machico iluminam-se esta noite para assinalar a tradição

None

No passado, o Arquipélago da Madeira foi invadido por piratas e corsários. As populações para se defenderem usavam um sistema de alarme, composto por fogueiras estrategicamente posicionadas nos cumes das montanhas (os denominados ‘fachos’), que quando acesas avisavam toda a população para o perigo iminente.

Esta tradição está intimamente ligada à celebração da Festa do Senhor Festa do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Machico. Desde 1903 no mês de Agosto a população de Machico prepara durante semanas os picos das freguesias com fachos que organizados traçam barcos, peixes e motivos religiosos o que torna este espectáculo singular, épico e apreciado por locais e visitantes.

Hoje, pelas 21h30, voltam a acender-se fachos nas encostas do vale de Machico, para assinalar esta tradição secular e única na região

De referir ainda que decorreu, ontem, na sala de cinema do Fórum Machico a exibição do documentário ‘Fachos - Uma Tradição Secular’. Uma produção do município de Machico e Mercado Quinhentista, com autoria e realização de Eduardo Costa.

Este projecto documental, iniciado pela Autarquia em 2016 e submetido ao Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira 2014-2020 – PRODERAM 2020, visa a promoção e preservação desta tradição etno-religiosa, aproveitando o seu potencial turístico para o desenvolvimento económico do concelho de Machico.