Madeira

Dia Mundial da Voz traz à Madeira a cantora Ana Leonor Pereira

None

A Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação / Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, promove, no próximo dia 16 de Abril, uma conferência intitulada ‘Os 4 C’s da voz profissional’, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Voz. Uma iniciativa que decorre entre as 18 e as 19 horas no Arquivo Regional da Madeira. Esta conferência, de entrada livre, será proferida pela cantora e professora de canto Ana Leonor Pereira e destina-se a docentes, coralistas, maestros, maestrinas de coros e a todos quanto têm na sua voz um dos principais recursos para o exercício da sua profissão.

As escolas da Madeira assinalarão este dia com a interpretação vocal de temas de autores ligados à literatura infantil. Para tal, partilhou-se um conjunto de canções infantis, através da plataforma CANTAR MAIS – uma iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Musical – na qual é disponibilizado, gratuitamente, repertório vocal (tradicional português, do mundo, de autor) com partitura, texto, áudio cantado, áudios instrumentais, através de versões atractivas.

Porque 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural e sendo a língua materna um dos nossos maiores veículos de transmissão do património cultural português, no mês em que também se comemora o Livro e a Poesia, considerou-se pertinente que a escolha destes temas incidisse, principalmente, nas canções de autor (de nomes ligados à literatura infantojuvenil, tais como Eugénio de Andrade e José Jorge Letria).

Ana Leonor Pereira

Desde 1997 que contribui para a implementação em Portugal do canto desde a infância e do tratamento da voz cantada como um instrumento musical em igualdade com todos os outros. Neste sentido, tem-se desdobrado em inúmeras formações para professores de música – cantores, professores de canto, directores de coros, professores de formação musical e de educação musical, entre outros – no sentido de desenvolver a confiança no ensino da voz cantada infantil e pubertária, discutir técnicas de abordagem da voz nessas faixas etárias, discutir e produzir didácticas e repertórios adequados e, finalmente, de produzir programas e currículos eficazes. Tem como intuito primeiro exercer uma pedagogia do canto cientificamente fundamentada, fazendo confluir para o seio da didáctica do canto a fisiologia, a acústica, a neurociência, a psicologia e as pedagogias musicais atualizadas.

É mestre em Ciências da Fala com a dissertação ‘As cores da voz: expressão das emoções no timbre da voz cantada’. É licenciada e profissionalizada em Canto pelo Conservatório de Haia e em Filosofia pela Universidade de Lisboa. É Bacharel em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). É ainda formadora da Associação Nacional Portuguesa de Professores nas áreas de técnica vocal e didáctica do canto.

Integra como solista, diversos grupos de música de câmara com os quais mantém uma intensa actividade. Versátil nos programas que aborda desde a música medieval à música erudita contemporânea, interpretou diversos papéis operáticos e apresentou-se como solista em missas e oratórias com várias orquestras nacionais. Tem participado em inúmeros festivais nacionais e internacionais e em diversos ciclos de música de relevo, desenvolvendo, desde o início da sua carreira, ampla actividade de recitalista. Já se apresentou, enquanto soprano solista, em Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica, Noruega, Áustria, Luxemburgo, Brasil e Argélia. Estreou obras de música contemporânea que a si foram dedicadas. Activa formadora nas áreas da voz profissional, voz cantada, voz infantil e adolescente e voz profissional artística; tem vários artigos científicos sobre voz cantada publicados e discos editados. Tem proferido inúmeras conferências e palestras nas suas áreas de especialidade, bem como realizado inúmeras Master Classes em Canto.

Desde 2013 que lecciona nos mestrados em Ensino Vocacional da Música no ISEIT do Instituto Piaget de Almada.