Madeira

CDS preocupado com a renovação da frota pesqueira

None

O Grupo Parlamentar do CDS dividiu os 500 mil euros que o Governo Regional promete consagrar no Orçamento de 2019 para a renovação da frota pesqueira e chegou à conclusão que, no caso de Câmara de Lobos, caberá apenas 31.250 euros a cada uma das 16 embarcações da frota existente.

“O valor é insuficiente porque as embarcações estão obsoletas, não apenas devido à idade que têm mas também em termos das condições que oferecem aos pescadores e ao nível da falta de condições para a conservação do pescado”, refere o deputado do CDS Roberto Rodrigues, que esta manhã, na baía de Câmara de Lobos, analisou a proposta do executivo regional.

Foi no ambiente da Festa da Espada que Miguel Albuquerque comprometeu-se a “criar uma linha de crédito, bonificada e apoiada pelo governo, para que os pescadores possam beneficiar de fundos”, sabendo-se que a União Europeia, no presente, não consagra qualquer envelope financeiro à renovação da frota europeia.

“Há várias questões a que o Governo Regional terá de responder para se saber de que maneira pretende apoiar essa renovação”, desafia o parlamentar. “Os pescadores estão cansados das promessas em vão que são feitas ano após ano, veja-se o porto de pesca e o pavilhão, obras que foram prometidas mas nunca realizadas.”

Neste conferência de imprensa, o deputado fez-se acompanhar de autarcas locais do CDS Madeira.