Madeira

Alunos no Parlamento Regional discutem igualdade de género

None

As questões da Igualdade de Género estão em destaque na Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM) que, desde esta manhã, está a ser palco para a sessão regional do Parlamento dos Jovens 2017/2018, nesta segunda-feira dedicada aos alunos do Ensino Básico (amanhã será a vez dos alunos do Ensino Secundário).

Na sessão de abertura, Tranquada Gomes, presidente da ALRAM, ressalvou a importância do Parlamento regional como “primeiro órgão de Governo próprio da Região”, referindo que “se há matéria em que há um grande consenso entre as várias forças políticas que integram este parlamento, é a igualdade de género”.

Tranquada Gomes salientou ainda a importância do tema em discussão por ser um tema do foro da cidadania, que diz respeito a todos e acrescentou a responsabilidade acrescida da escola. “Sem igualdade de género não há uma sociedade justa, não há uma sociedade inclusiva, não há sociedade moderna”, disse ainda.

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, aproveitou a ocasião para felicitar os alunos presentes “que têm nobre missão de procurar encontrar aquilo que é a posição deste parlamento” sobre a temática em causa, afirmando que tem grande pertinência e actualidade. “A igualdade de género não deverá ser apenas um chavão mas um princípio”, disse ainda referindo que para que um princípio seja concretizado, devem ser criadas condições para que, independentemente do seu género, tenham acesso à igualdade de oportunidades.

Finalmente, Carlos Pereira, deputado da Madeira na Assembleia da República, referiu a importância desta iniciativa até porque “permite uma reflexão sobre a importância da política na nossa vida”.

Refira-se ainda que destas Sessões Regionais do Parlamento dos Jovens sairão dois projectos de recomendação, bem como a lista das escolas e jovens deputados eleitos para a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2018, que terá lugar na Assembleia da República.

No final da sessão de amanhã, irá realizar-se o Concurso EUROESCOLAS, no Salão Nobre da Assembleia. Este concurso que visa seleccionar, a nível nacional, as escolas que irão representar Portugal nas Sessões Euroscola do Parlamento Europeu em Estrasburgo onde, durante um dia, jovens de toda a União Europeia debatem temas europeus.