Madeira

Alexandra Rodrigues premiada com solução de segurança

‘Safe with RF’ venceu o concurso nacional FAQtos 2018

A jovem aluna premiada.   Foto DR
A jovem aluna premiada. Foto DR

Enviar um sinal de alerta na forma de SMS com a localização temporal e espacial e realizar uma chamada de voz de uma forma discreta são dois pontos fortes do dispositivo ‘Safe with RF’, um projecto de Alexandra Rodrigues, aluna do 11.º ano do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Francisco Franco, premiado a nível nacional no sábado com o prémio FAQtos 2018. Em competição além do grupo Zerolimits, com que concorreu, estiveram, segundo a escola, os dez melhores projectos do país em radiação electromagnética em comunicações móveis, numa cerimónia que decorreu no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, este ano dedicado ao tema ‘A Sociedade e as RF’.

O ‘Safe with RF’ foi desenvolvido ao longo ao ano lectivo por Alexandra Rodrigues com a ajuda da professora Teresa Neves com o objectivo de dar “mais e melhor protecção e segurança aos menores, sobretudo quando se encontrarem sozinhos e se sentirem ameaçados”.

Segundo a escola, Além da originalidade e inovação, o júri valorizou ainda a integração do trabalho no tema do prémio, “a qualidade do relatório final, a capacidade crítica e de análise, o envolvimento com a escola e com outras entidades”.

Alexandra Rodrigues foi premiada com 1.500 euros. A professora que a acompanhou e a escola também fora reconhecidas.

Este ano, a Escola Secundária de Francisco Franco já tinha subido ao pódio nacional com César Freitas, que se apurou para as Olimpíadas Internacionais de Física; e com Sofia Lara Henriques, que obteve uma menção honrosa na final do Concurso Nacional de Leitura.