Desporto

Telma Monteiro é a maior esperança de medalhas nos Mundiais de judo

None

Telma Monteiro é a maior esperança portuguesa em medalha nos Mundiais de judo, que decorrem em Baku de quinta-feira a 27 de setembro, mas a seleção lusa tem outros atletas com capacidade para surpreender.

Aos 32 anos, Telma, bronze nos Jogos Olímpicos Rio2016 em -57 kg, é a grande referência do judo português, sendo que foi ainda quatro vezes vice-campeã mundial e uma vez bronze, perdendo a conta aos pódios europeus.

“Já tenho muitas medalhas no campeonato do mundo e, portanto, tenho sempre a perspetiva de chegar ao pódio, mais uma vez. Contudo, está muito competitivo e há apenas quatro medalhas. Tenho consciência que é difícil”, disse, a 03 de setembro, na apresentação da seleção para os mundiais.

Do lote de convocados da equipa nacional, apenas as mulheres já conquistaram medalhas nas maiores provas, neste caso em Europeus: Joana Ramos já amealhou uma prata e um bronze, Yahima Ramirez bronze e a jovem Patrícia Sampaio conquistou há dias o título europeu de juniores.

No setor masculino, Anri Egutidze espera confirmar a boa época e Jorge Fonseca é sempre candidato a intrometer-se entre os mais fortes.

“Cada um quer avançar o máximo na competição e será esse o maior objetivo. Primeiro, temos o grande desafio do sorteio, que só nos dias antes é que vamos conhecer, para aí preparar melhor combate a combate, com a intenção de passar o máximo de combates possíveis”, disse a selecionadora nacional, Ana Hormigo, na antevisão aos mundiais.

Sergiu Oleinic (-66 kg) estava convocado, mas está lesionado e vai falhar o evento.

Estes Mundiais já contam o apuramento para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, pelo que também é objetivo em Baku que cada atleta possa angariar o máximo de pontos.

Lista dos convocados para os Mundiais de judo:

Femininos:

-48 kg: Catarina Costa e Joana Diogo.

-52 kg: Joana Ramos e Mariana Esteves.

-57 kg: Telma Monteiro.

-78 kg: Yahima Ramirez e Patricia Sampaio.

Masculinos:

-60 kg: Gonçalo Mansinho.

-66 kg: João Crisóstomo.

-73 kg: Jorge Fernandes e Nuno Saraiva.

-81 kg: Anri Egutidze.

-90 kg: João Martinho e Tiago Rodrigues.

-100 kg: Jorge Fonseca.