5 Sentidos

Viagem de Roma a Buenos Aires pelas mãos de músicos premiados

Mário Stefano Pietrodarchi é o convidado da Orquestra Clássica da Madeira neste sábado. A direcção é do maestro Gianluca Marcianò

Foto Mário Stefano Pietrodarchi
Foto Mário Stefano Pietrodarchi

A Orquestra Clássica da Madeira (OCM) convida o público a partilhar no sábado pelas 18 horas no Teatro Municipal Baltazar Dias mais um concerto integrado no ciclo Grandes Solistas, desta vez o convidado é Mário Stefano Pietrodarchi, acordeonista que partilhou o palco em diversas ocasiões com Andrea Bocelli, “detentor de vários primeiros prémios em concursos internacionais, exímio executante no bandoneon e acordeão”, apresenta a formação madeirense, a ser dirigida pelo maestro Gianluca Marcianò.

O concerto intitula-se ‘De Roma a Buenos Aires’ e traz temas conhecidos, como As Quatro Estações, Oblivion, Adios Nonino e Libertango do argentino Astor Piazzolla; Por una Cabeza de Carlos Gardel e bandas sonoras de Enio Morricone. Inclui ainda Concerto para Acordeão e Orquestra (II & III mov) de Roberto Di Marino, uma oportunidade para ver brilhar Mario Stefano Pietrodarchi, um italiano nascido em 1980 que tem conquistado o mundo com os seus dotes musicais.

Tunha nove anos quando abraçou o instrumento, tendo mais tarde juntado também o bandoneón. Estudou com C. Calista e com Cesare Chiacchiaretta, tendo sido com este último que se formou em 2007 com distinção na Academia de Música S. Cecilia, em Roma. Outros nomes que também o ajudaram a ser o músico que é hoje foram J. Mornet, W. Zubitsky, A. Castaño, C. Rossi, Y. Shishkin e M. Pitocco, com quem fez especializações.

“Mario Stefano é um brilhante intérprete com musicalidade refinada tendo ganho diversas competições nacionais e internacionais”, destaca a OCM. Na lista dos prémios mais importantes estão os 1.º prémios na Competição Nacional ‘Città di Latina’ (1996, 1997); na Competição Nacional ‘Città di Montese’ (MO) (1997); no Concurso Internacional ‘S. Bizzarri di Morro D ‘Oro’ (TE) cat. Júnior (1997); na Competição Nacional ‘Città di Rieti’ (1999); e no ‘Adamo Volpi’ na Competição ‘Città di Loreto’ (AN) (2000).

Representou o seu país, apresentou-se com várias orquestras e em festivais, trabalhou inclusive em ópera. Actuou na televisão e gravou bandas sonoras para cinema. Entre os momentos de maior visibilidade da sua carreira, em 2009 actuou no Coliseu de Roma com Andrea Boceli, Angela Gheorghiu e Andrea Griminelli juntos com a Orquestra Sinfónica Abruzzo e em 2010 com a Orchestra Giovanile Italiana, no Concerto pela Vida e Paz, transmitido para todo o mundo pela RAI em Bethlehem.

Em 2012 gravou o DVD ‘Live in Portofino’ a convite de Andrea Bocelli, tendo no ano seguinte se apresentado como convidado deste cantor, de Riccardo Cocciante, Pino Daniele e Simona Molinari no evento ‘Teatro del Silenzio’. Em 2014 apresentou-se como solista na Ulker Sports Arena, em Istambul, juntamente com Andrea Bocelli.

A actividade de solista tem-no levado a vários palcos mundiais.

Quanto ao maestro Gianluca Marcianò, foi um prodígio no piano durante a sua juventude, tendo vencido várias competições internacionais. Mas é na qualidade de maestro que aqui está e tem dirigido várias formações ao longo da carreira, não apenas em concertos de orquestra,s mas igualmente outras produções, como óperas. “Em 2007 estreou-se no Poly Theater, em Pequim dirigindo o Drama Dance, na Opera Orchestra em Pequim. Presentemente é o principal maestro convidado, cargo que nunca havia sido ocupado por nenhum ocidental”, podemos ler no seu currículo.