5 Sentidos

Ribeiras voltam ao centro com lançamento hoje de ‘‘Um olhar sobre as Obras e Providências de Reinaldo Oudinot’

Foto DR
Foto DR

‘Um olhar sobre as Obras e Providências de Reinaldo Oudinot’ é o título do livro a apresentar hoje no Colégio dos Jesuítas, uma obra que recupera o plano traçado para a cidade pelo brigadeiro francês, ainda hoje actual. A obra, editada pela Imprensa Académica, conta com os contributos de quatro estudiosos: Danilo Matos, João Baptista, Raimundo Quintal e Rui Carita. O lançamento é esta tarde, pelas 18 horas, no Colégio dos Jesuítas.

Cada um dos quatro autores aborda o plano e enquadra-o na actualidade. Danilo Matos aborda a parte hidráulica da construção das ribeiras e muralhas; João Baptista a geoengenharia, Rui Carita o enquadramento histórico e Raimundo Quintal a vertente mais ligada à floresta a partir do plano original do engenheiro, criado logo depois da aluvião de 1803. Reinaldo Oudinot foi contratado para criar o plano para proteger a cidade de futuras tragédias, um documento que de acordo com os quatro ainda hoje está bastante actual e poderia ter evitado escolhas menos felizes.

O lançamento da obra será também o ponto de partida para uma conversa sobre o tema com os quatro autores. A entrada é livre.