Exposição ‘Traços da Madeira foi inaugurada no Museu Etnográfico da Madeira

20 Fev 2018 / 20:00 H.

Foi inaugurado esta tarde, no Museu Etnográfico da Madeira (MEM) uma exposição dedicada à arte de embutir.

Intitulada ‘Traços de Madeira’, esta mostra, que irá ficar patente ao público até ao dia 12 de Maio, tem como objectivo abordar a evolução da arte de embutir na Madeira, contrapondo as obras de diferentes autores, pertencentes a colecções privadas e a diferentes instituições, convidadas pelo museu a estarem patentes ao público, temporariamente, permitindo um diálogo e o seu estudo, numa relação concertada de laços institucionais. Entre caixas, objectos de decoração e peças de mobiliário, criados por vários artesãos ao longo de mais de cem anos.

A secretária Regional do Turismo e Cultura marcou presença na inauguração admitindo que esta iniciativa é importante para a promoção desta arte que conta com mais de 100 anos.

“Esta mostra é uma forma de promover e valorizar uma arte tão tradicional como é a arte do embutido na Madeira. Esta arte atingiu o seu ponto alto no final do século XIX e início do século XX mas que de certa forma reflecte arte que sempre está associada ao povoamento da própria ilha.”

Paula Cabaço afirmou ainda que este tipo de arte e de exposição é para continuar a promover e a valorizar, e nesse sentido, “no âmbito das comemorações dos 600 anos dos Descobrimentos temos previsto a publicação de um livro relativo a esta arte do embutido”.

A Secretária admitiu ainda que “durante esta exposição que termina em Março está ainda previsto, dentro da mesma, a realização de wokshops de introdução à arte de embutir. Este tipo de iniciativa será sem dúvida uma boa forma de promover e divulgar como também de valorizar, uma arte muito técnico e muito minuciosa”.

Outras Notícias