5 Sentidos

Alunos do Conservatório de música da Madeira em estágio nos Açores

None

Seis jovens o conservatório da Madeira vão estar, entre os dias 2 e 9 de Abril, em estágio nos Açores. Os alunos fazem parte da Orquestra Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música (OJ.COM), um projecto de carácter anual, desenvolvido desde 2002, que tem como objectivo proporcionar um estágio de orquestra sinfónica aos alunos das escolas públicas do ensino da música.

O primeiro destes estágios aconteceu na Madeira no ano lectivo de 2001/2002, tendo a respectiva organização sido da responsabilidade do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, com a responsabilidade artística e pedagógica do maestro Pedro Neves.

Este ano o estágio é assegurado pelo Conservatório Tomás Borba, da Ilha Terceira, nos Açores e contará com um espectáculo no dia 7 de Abril, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, e outro no dia 8, no Auditório da Praia da Vitória, estando o estágio deste ano a cargo do maestro Fernando Marinho.

Após as provas de selecção, realizadas em Janeiro, foram seleccionados seis jovens do Conservatório, nomeadamente: Rodrigo Freitas, Jéssica Agrela Sá e Gabriela Assunção no violino, Ana Luísa Catanho na flauta transversal, Pedro Dantas no trompete e Luís Filipe Rodrigues na tuba. Estes jovens são alunos de instrumento dos professores Norberto Gomes, Edina Tenki, Elena Kononenko, Pedro Camacho, Luís Calhanas e Fabien Filipe respetivamente.

Esta iniciativa permite o intercâmbio nacional de jovens instrumentistas e a criação de uma orquestra verdadeiramente nacional, pois é composta por alunos dos diversos conservatórios públicos do país, proporcionando assim uma experiência única no sistema educativo nacional. Os Conservatórios, individualmente, não têm recursos pedagógicos para trabalhar uma orquestra com esta dimensão, contactando assim com repertório sinfónico que necessita de uma orquestra mais alargada.

Anualmente, os alunos participantes, são seleccionados nos vários conservatórios pelo maestro que assume a direcção artística, convidado pelo conservatório organizador. Durante o estágio, os ensaios de naipe são assegurados pelos professores do conservatório que recebe o estágio. O programa é sugerido pelo maestro convidado que o propõe após a audição dos candidatos, e por uma obra concertante com um solista apurado através de concurso nacional em duas eliminatórias.

Do programa para este ano, constam obras de:

Antero Ávila, Atlântida, numa encomenda especial para este estágio;

Felix Mendelssohn, o concerto para violino;

M. Mussorgsky /Rimsky-Korsakov – Uma Noite no Monte Calvo

M. Mussorgsky /M. Ravel – Quadros de uma Exposição

Depois dos Açores, onde vão acompanhados pela professora Ana Bárbara Pereira, os alunos madeirenses participam no concerto anual integrado nos Dias da Música no Centro Cultural de Belém está programado, este ano, para o dia 21 de Abril no Grande Auditório, contando com uma parceria de organização da ANQUP (Agencia Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional).