eleições legislativas Madeira

"O JPP é o único partido regional que tem instaurado cerca de 50 processos" ao Governo Regional e da República

None

O JPP esteve, esta manhã, na Ribeira Brava, para dar a conhecer à população os pontos mais relevantes do seu programa, entre os quais “aquele que tem a ver com a fiscalização apertada ao Governo da República”.

“O JPP é o único partido regional que tem instaurado cerca de 50 processos ao Governo Regional e ao Governo da República para obter documentação, documentação essa que é fundamental para descobrirmos muitas situações que a opinião pública não conhece e, muitas vezes, para comprovarmos esquemas de alegada corrupção”, disse Élvio Sousa, cabeça-de-lista à Assembleia da República.

A título de exemplo, lembrou o recente caso que envolveu “fundos do PRODERAM da Fajã da Ovelha, Ponta do Pargo, e a Assembleia Legislativa da Madeira que rejeitou, liminarmente, um requerimento do JPP para fazer uma comissão parlamentar de inquérito a esses fundos”.

“Inclusive, a própria Inspecção Regional das Finanças nada fez até a intervenção do JPP, via Inspeção Geral das Finanças”, sustentou.

Para o candidato, isto conclui que “o PSD e o CDS, a nível regional, rejeitam, por um lado, estes pedidos de inquérito ao PRODERAM, mas quando se trata de instaurar inquéritos e auditorias, por exemplo, aos programas sociais como sucedeu em Santa Cruz, são muito hábeis e muito céleres”.

A diferença está no facto de que, com o “trabalho do JPP, comprovadamente, já 'desmantelamos' duas redes que, de forma irregular e ilegal justificavam terrenos para a obtenção de fundos comunitários, por via da Inspecção Geral das Finanças”, destacou.

Nesse sentido, o JPP vai intensificar a fiscalização, também ao Governo da República, por considerar que "somos enganados" e que também "há esquemas de corrupção desconhecidos da maioria da população”.