Santana insta Marcelo a convidar parceiros sociais para o Conselho de Estado
O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, instou hoje o Presidente da República a convidar para o Conselho de Estado os “presidentes de órgãos dos diferentes poderes”, bem como os parceiros sociais para promover consensos.
Durante o discurso que marcou o encerramento do congresso fundador da Aliança, em Évora, o antigo primeiro-ministro lembrou que o “Presidente da República convida, e bem, para o Conselho de Estado dirigentes de instituições europeias”, e sinalizou que Marcelo “tem feito um esforço enorme para chamar a atenção das autoridades da União para aquelas que são essas realidades da vida nacional e as exigências de várias áreas que carecem de um novo olhar”.
Por isso, Santana sugeriu que o “Chefe de Estado poderá fazê-lo talvez também, sem que ninguém leve à conta de ingerência, com os presidentes de órgãos dos diferentes poderes do Estado”.
O objectivo seria “ver, por exemplo, a mudança na justiça progredir”.
“Mudança essa é justo dizê-lo em que se tem empenhado desde o início do seu mandato, apelando à celebração de um pacto de justiça, mas infelizmente a realidade exige, em nosso entender, esse esforço maior por parte do Presidente”, referiu.
Apontando não querer “meter a foice em ceara alheia”, Santana instou também Marcelo Rebelo de Sousa a convidar para o Conselho de Estado “os parceiros sociais, para conseguir um pacto nacional para o crescimento económico”.
Tópicos
- 1 Congresso
- 2 Conselho de Estado
- 3 Crescimento
- 4 Encerramento
- 5 Foice
- 6 Justiça
- 7 Marcelo Rebelo de Sousa
- 8 Mudança
- 9 Nacional
- 10 Parceiros sociais
- 11 Pedro Santana Lopes
- 12 Presidente da República
- 13 Primeiro-ministro
- 14 União