IPMA coloca três concelhos do distrito de Faro com risco “elevado” de incêndio

País /
16 Mar 2019 / 10:56 H.

Três concelhos do distrito de Faro estão hoje com risco “elevado” de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Tavira, São Brás de Alportel e Loulé, no distrito de Faro, são os três concelhos em risco de incêndio “elevado”, de acordo com a informação publicada no site do IPMA.

Vários concelhos dos distritos de Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Beja e Faro estão com risco “moderado” de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o “elevado” o terceiro nível mais grave. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, tornando-se muito nublado no norte e centro a partir do final da tarde, e um acentuado arrefecimento nocturno.

O vento soprará fraco, tornando-se fraco a moderado (até 25 quilómetros por hora - km/h) do quadrante oeste a partir da tarde, sendo por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas no final do dia.

Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura mínima na região norte e litoral centro e uma pequena descida da temperatura máxima no litoral da região norte. As temperaturas máximas previstas para hoje são de 23 graus celsius em Lisboa e Faro, 25 em Setúbal e Santarém, 22 em Bragança, 17 em Viana do Castelo e 17 no Porto.