>
Coronavírus País

Exercício internacional NATO Tiger Meet adiado para Julho

 EPA/TOMS KALNINS
EPA/TOMS KALNINS

O exercício internacional iria decorrer em Beja, com a participação de cerca de 3.000 militares e mais de 100 aeronaves.

O exercício internacional NATO Tiger Meet - NTM 2020, marcado para decorrer entre os dias 10 e 21 de maio, foi adiado e deverá realizar-se entre os dias 05 e 17 de julho, na Base Aérea n.º 11, em Beja, refere a organizadora, a Força Aérea Portuguesa (FAP), no sítio oficial do exercício na Internet.

Segundo a FAP, o exercício foi adiado devido às “recomendações e medidas preventivas em matéria de saúde pública” decretadas pela Organização Mundial de Saúde e pela Direção-Geral da Saúde “na sequência da evolução epidemiológica” da doença Covid-19 provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

A edição deste ano do NTM, que é realizado anualmente e envolve esquadras de voo de várias nações que têm um tigre (”tiger” em inglês) como símbolo, vai contar com a participação de cerca de 3.000 militares e mais de 100 aeronaves de 22 esquadras de 16 países aliados da NATO.

O programa já partilhado irá manter-se, mas as atividades irão decorrer em novas datas, refere a FAP, indicando que as cerimónias de abertura e encerramento deverão decorrer nos dia 05 e 16 de julho, respetivamente.

O festival aéreo comemorativo dos 68 anos da FAP deverá decorrer no dia 12 e os “spotters day” nos dias 09 e 15 de julho.

Na edição do ano passado do exercício, que decorreu em Mont-de-Marsan, em França, a Esquadra 301 “Jaguares” da FAP e membro oficial da NATO Tiger Association foi “reconhecida como a melhor esquadra de voo” e conquistou o troféu “Silver Tiger” e o prémio “Tiger Spirit”.

Fechar Menu