>
País

Empresa de painéis solares da Póvoa de Varzim aumenta vendas no 1.º trimestre

None

A Energie, empresa portuguesa de painéis solares, localizada na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, anunciou hoje um crescimento de 11% nas suas vendas internacionais no primeiro trimestre do ano, em comparação com o período homólogo de 2019.

A Energie, que produz este tipo de equipamentos vocacionados para aquecimento de águas sanitárias e aquecimento central, referiu que nos primeiros três meses de 2020 exportou 900 painéis solares para o mercado internacional, com Itália e Holanda a surgirem como os principais destinos destes produtos.

“Foi um trimestre positivo, ainda que o abrandamento económico se vá sentir, essencialmente, a partir de agora”, explicou Luís Rocha, proprietário da empresa poveira.

Segundo o empresário, as vendas para o mercado ibérico também aumentaram neste primeiro trimestre de 2020, face a igual período do ano passado, atingido um acréscimo de 19,8% para Espanha e 12,2% em Portugal, mas teme, agora, uma desaceleração nas transações, devido à pandemia de covid-19.

“O mercado espanhol fechou depois do acelerar da pandemia, tendo as encomendas sido, entretanto, suspensas. Os próximos meses serão difíceis, dada a desaceleração económica que se verifica em todo o mundo e pelo facto de a pandemia ainda estar longe de controlo nos mais variados países”, disse Luís Rocha.

Apesar dessas contingências, e com cerca de 50 postos de trabalho para assegurar, o empresário garantiu que a empresa “continuará a batalhar, quer pelos trabalhadores, quer pela economia nacional”,

Em fevereiro deste ano, as instalações da empresa, localizada na zona industrial de Laúndos, Póvoa de Varzim, ficaram parcialmente destruídas devido a um incêndio, mas poucos dias depois a firma conseguiu retomar a produção.

A Energie, que em 2019 exportou os seus equipamentos para 50 países, tem em construção uma nova unidade produtiva, cujos trabalhos se iniciaram em janeiro, num investimento de um milhão de euros.

Fechar Menu