Mundo

Recorde os atentados contra cristãos em países africanos e asiáticos desde 2012

Foto Reuters
Foto Reuters

Recorde a cronologia dos atentados contra cristãos em países africanos e asiáticos desde 2012:

8 de Abril de 2012

Um ataque com um carro-bomba fez 41 mortos no domingo de Páscoa, perto de uma igreja em Kaduna, no norte da Nigéria, região onde atua o grupo islamita Boko Haram.

15 de Março de 2015

Um duplo atentado, durante uma missa de domingo, junto a duas igrejas localizadas num bairro cristão de Lahore, a maior cidade da província do Punjab, no Paquistão, fez 17 mortos e 70 feridos. O ataque foi reivindicado por um grupo talibã paquistanês.

4 de Março de 2016

Dezasseis pessoas, incluindo quatro freiras católicas estrangeiras, foram mortas em Aden, cidade portuária no Iémen, durante um ataque de homens armados ao hospício das Irmãs de Madre Teresa. O atentado foi atribuído ao Estado Islâmico.

27 de Março de 2016

Um atentado suicida num parque muito frequentado de Lahore, na zona leste do Paquistão, onde os cristãos celebravam a Páscoa, fez 75 mortos, incluindo várias crianças, e centenas de feridos. O atentado foi reivindicado pelo Jamaat-ul-Ahrar, fação do movimento talibã paquistanês.

11 de Dezembro de 2016

Um atentado suicida, reivindicado pelo Estado Islâmico, contra uma igreja ortodoxa copta no Cairo, capital do Egito, fez 29 mortos. O templo alvo do ataque é adjacente à catedral de São Marcos, sede do líder da igreja ortodoxa copta.

9 de Abril de 2017

Dois bombistas suicidas provocaram 45 mortos em ataques cometidos contra duas igrejas cristãs coptas, no domingo de Ramos, no norte do Egito, em Tanta e Alexandria. Os ataques foram reivindicados pelo Estado Islâmico.

26 de Maio de 2017

Um atentado em Minia, cerca de 250 quilómetros a sul do Cairo, no Egito, contra um autocarro que transportava peregrinos coptas que se dirigiam ao mosteiro de São Samuel, fez 29 mortos, incluindo várias crianças. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

27 de Janeiro de 2019

Pelo menos 21 pessoas morerram num duplo ataque durante uma missa na catedral de Jolo, a maior cidade da ilha do mesmo nome no sul das Filipinas. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico e as autoridades atribuíram-no à fação Ajang-Ajang, um grupo ligado aos islamistas de Abu Sayyaf.