Madeira

Porto Moniz apresenta queixa-crime por descargas de lixo em zonas proibidas

None

Na freguesia Seixal, na zona do Chão da Ribeira, e nos Lamaceiros, freguesia do Porto Moniz, próximo do Parque de Merendas da localidade, com vistas e paisagens deslumbrantes, foram os dois lugares que os serviços de salubridade da autarquia do Porto Moniz detectaram descargas de lixo em zonas proibidas configurando um crime ambiental que merecerá por parte da edilidade uma reacção pronta através da apresentação de queixa crime formal à GNR contra desconhecidos, um crime punível com coima que varia entre os 250 e os 1.500 euros, conforme determina o regulamento municipal.

Numa altura em que o município tem vindo a reforçar e a adoptar medidas de salvaguarda ambiental apostando na recuperação de veredas e trilhos, a edilidade deu eco esta tarde da má prática ambiental considerando ter sido crime que lesa o património municipal e regional. Com direito a ‘publicidade’ a letras garrafais, a página de facebook com vários comentários de contestação contra a atitude de despejo de resíduos em zona protegida.

O município apela que os munícipes utilizem os eco-pontos mais próximos e acrescenta: “O lixo que você joga na rua não fala, mas diz muito do que você”.