Madeira

Humberto Vasconcelos apelida ABAMA de “artistas da banana”

None

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas (SRAP) reagiu hoje às notícias publicadas sobre a empresa pública GESBA, alvo de críticas, conjuntamente com o próprio secretário regional da tutela, por parte da ABAMA.

A secretaria liderada por Humberto Vasconcelos refere que “pagou recentemente 4 cêntimos por quilo aos produtores devido à boa gestão da GESBA – empresa pública”, acrescentando que este “é um valor que incide na produção total de 2018”.

Segundo a tutela, a empresa pública veio “acabar com o desleixo e usurpação do dinheiro dos agricultores por parte das cooperativas onde havia vários processos devido à má gestão da altura, cujos responsáveis todos sabem quem são”, lembrando que “basta olhar para as notícias da altura para termos a noção do caos onde estava mergulhado o sector da banana”.

Respondendo às recentes denúncias, a SRAP esclarece que a GESBA, como sempre, faz diferenciação de preço entre o Inverno e o Verão uma vez que os mercados pagam menos devido à quantidade existente de banana no mercado.

“Não entender isto é não saber o básico sobre comercialização deste produto”, disse o secretário regional de Agricultura e Pescas adiantando que a “ABAMA é um mau exemplo”, sublinhando que “são uns artistas da banana”.

Além dos quatro cêntimos o Governo Regional tem apoiado os factores de produção, acrescentando a SRAP que se trata de “uma ajuda fundamental para fazer face aos custos de produção desta cultura”.

A concluir, a Secretaria Regional de Agricultura Pescas recorda que a empresa pública GESBA é auditada pelo Tribunal de Contas cumprindo sempre com as regras de contratação.