Governo Regional quer criar rede de solares da Madeira

16 Set 2019 / 12:44 H.

Miguel Albuquerque visitou, esta segunda-feira, 16 de Setembro, o Solar de São Cristóvão, em Machico, um edifício que foi alvo de recuperação por parte do Governo Regional.

A recuperação desta estrutura, que passará a estar aberta ao público, representa mais uma “atractividade turística” no concelho de Machico”, realçou o presidente do Governo. Espaço este, acrescentou, que está também “muito ligado às escolas e do qual os estudantes e estudiosos poderão usufruir, nomeadamente da biblioteca de Carlos Cristóvão.

Miguel Albuquerque aproveitou a ocasião para revelar que o executivo encontra-se a recuperar neste momento um conjunto de solares, entre os o já recuperado Solar do Aposento, na Ponta Delgada, e um outro edifício (“quase concluído”) em São Vicente. A ideia é constituir uma “rede visitável de solares da Madeira, onde está configurada a história da nossa ilha”, expôs o governante.

Ainda naquele concelho adiantou que será aberta, “dentro de uma a duas a semanas”, a sala do tesouro da igreja matriz de Machico. O Governo Regional está, assim, “a trabalhar para enriquecer a oferta patrimonial e cultural da Região e simultaneamente constituir um conjunto de pólos de atracção para os turistas e para os nossos visitantes, vincou.