Madeira

Funchal é a sétima marca entre os municípios portugueses

None

Miguel Gouveia recebeu, esta manhã, o galardão atribuído pela Bloom Consulting Portugal aos municípios que se destacaram no ranking de 2019. O Funchal continua a ocupar o sétimo lugar do ranking nacional entre os 308 municípios portugueses, num estudo que avalia a procura online para ‘turismo’, ‘negócios’ e ‘viver’.

O estudo da Bloom Consulting foi apresentado pelo director da empresa em Portugal, Filipe Roquete que recordou que esta avaliação é feita há vários anos e tem por base dados estatísticos, procura online e desempenho online dos municípios.

O Funchal é sétimo na avaliação global, lugar que ocupa há vários anos e terceiro no ‘turismo’, só atrás de Lisboa e Porto mas com uma boa aproximação ao segundo lugar.

Na secção ‘Viver’ a capital madeirense registou uma subida de 10 lugares, passando da 24ª para a 14ª posição. Neste item são avaliadas as escolhas para residência.

No turismo, o Funchal continua em terceiro, mas regista a maior taxa de ocupação hoteleira. Nos negócios, ocupa a quinta posição na percentagem de novas empresas.

Miguel Gouveia considera os dados do ranking da Bloom Consulting “o reconhecimento da marca Funchal” e a procura internacional, uma vez que 43% das biscas online são do estrangeiro, com destaque para a Alemanha e o Reino Unido.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal diz que estes rankings “são para manter” e representam “um incentivo para o trabalho que tem sido desenvolvido”, tanto na melhoria da qualidade de vida da população como na aposta no turismo.

Os outros municípios da Região ocupam posições muito mais modestas no ranking: Porto Santo (126º), Câmara de Lobos (128º), Santa Cruz (159º), Calheta (165º), Machico (185º), Ribeira Brava (205º), Porto Moniz (207º), Ponta do Sol (230º), São Vicente (245º), Santana (250º).