Madeira

Espectáculos alusivos aos 600 Anos com ‘casa cheia’

None Ver Galeria

Depois do sucesso registado no concerto ‘Irmandade do Braguinha’ que, organizado pela Associação Xarabanda, encheu o auditório do Centro de Congressos, no passado dia 2 de Maio, a procura pelas iniciativas alusivas aos 600 Anos mantêm-se em alta, com os próximos dois espectáculos a estarem já esgotados, numa procura que, mais uma vez, superou todas expectativas.

Tanto o espectáculo em homenagem a Max – que se realiza, no próximo domingo, dia 12 de Maio, pelas 17 horas, no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea – quanto o Musical ‘Madeira – Uma História de Amor’ – resultante de uma encomenda artística feita, pela Secretaria Regional ao MADS, que também integra os 600 Anos, a ter lugar, no Centro de Congressos da Madeira, com sessões a 17 de Maio (21 horas) e a 18 de Maio (17 e 21 horas) – subirão, assim, ao palco, com ‘casa cheia”’ numa celebração colectiva que, naturalmente, cumpre o espirito destas celebrações.

Ao todo – e atendendo às lotações das salas em que se irão realizar – estamos a falar de um total de mais de 2.300 pessoas que, no espaço inferior a uma semana, irão assistir a estes dois grandes momentos artísticos, numa aposta que, conforme destaca a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, “tem sido bem conseguida e assente numa programação enriquecida com projetos originais que convencem e atraem o nosso público, residente e turista”.

A governante reforça que “a estratégia de descentralização destas comemorações tem permitido chegar ao maior número de pessoas, nos vários concelhos, o que abona a favor do sucesso e da crescente afirmação das iniciativas que se promovem e daquelas que, ao longo do ano, se irão realizar, sobretudo na Madeira mas, também, no Porto Santo”. E deu o exemplo do espectáculo do Max que, depois do Funchal, em Novembro, chega agora ao concelho da Calheta e, em Agosto, ao Porto Santo.

Importa referir que o espectáculo em homenagem a Max, baseado no CD ‘Saudades de Max’ – que já tem em preparação a sua segunda edição – alia a tradição à modernidade e recorda as tão afamadas ‘Noites da Madeira’, reunindo as vozes de Vânia Fernandes, Diana Duarte, e Elisa Silva, acompanhadas por Chico Martins (piano), Vítor Sardinha (guitarra), Luís Nunes (baixo) e Aloiso Athouguia (bateria), com produção musical e artística de Maria da Paz Rodrigues.

Já o musical ‘Madeira – Uma História de Amor’, inspirado na lenda de Machim, conta a história dos 600 anos da Madeira e envolve um elenco de cerca de 50 pessoas, entre actores, cantores e bailarinos. Nos papéis principais estão Micaela Abreu (Maria do Mar) e Diogo Garcia (Pedro). As várias personagens que aparecem ao longo da história falam, de acordo com a sua origem, em Português e Inglês, com tradução simultânea nos dois idiomas. As canções inseridas no espectáculo e cantadas ao vivo pelo elenco, são bastante conhecidas de todos e fazem parte do repertório de artistas como Mariza, António Zambujo, Luísa Sobral, Max, Elvis Presley, entre outros.