Madeira

Escola Superior de Saúde levou enfermagem mais perto

Projecto envolveu a Escola Gonçalves Zarco e continua agora com Horários do Funchal e Câmara Municipal do Funchal

Isabel Fragoeiro destaca a importância deste trabalho de proximidade.   Foto DR
Isabel Fragoeiro destaca a importância deste trabalho de proximidade. Foto DR

Decorreu ontem o IV Simpósio relativo à Promoção de Cidadania e Saúde promovido pela Escola Superior de Saúde, da Universidade Madeira (ESS-UMa), o culminar de um projecto que envolveu os alunos do ensino superior e os alunos e comunidade educativa da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. O trabalho de colaboração com a população continua com outros projectos de cooperação, nomeadamente com a empresa Horários do Funchal e com a Câmara Municipal do Funchal, cujos resultados serão apresentados em edições futuras, revelou Isabel Fragoeiro, presidente da ESS.

O Simpósio serviu para apresentar os resultados do projecto desenvolvido ao longo de quatro anos em parceria com a escola, numa linha de formação dos futuros enfermeiros que é também de promoção da saúde e de estilos de vida saudável.

“A adolescência é uma fase em que é muito importante trabalhar estas questões”, destacou a presidente. Por um lado reforçam os aspectos positivos e por outro contribuem para esclarecer dúvidas sobre cuidados a ter, escolhas a fazer e comportamentos adequados. A literacia em saúde é determinante da saúde em geral, destacou Isabel Fragoeiro, sublinhando o facto de os futuros enfermeiros ficarem aptos a trabalhar em outros contextos, nomeadamente em diálogo com as comunidades.

Quanto aos resultados, não foram maus. Alimentação, exercício físico foram algumas áreas onde trabalharam. “A situação não vamos pensar que era negativa, não. Havia já níveis razoáveis e até bons relativamente a essas temáticas”.

O projecto incluiu uma semana de trabalho na escola. O trabalho abrangeu alunos dos vários anos, passou por realizar questionários, identificar as áreas de intervenção e criar um plano. Estiveram na escola a realizar várias iniciativas, desde consultas de enfermagem, rastreios, esclarecimentos e sessões de grupo de educação para a saúde. Foi ainda realizada uma feira da Saúde.

Este trabalho em contacto directo com a comunidade continua com dois outros projectos e com alunos dos outros anos do curso superior, um com os funcionários da Horários do Funchal, em contexto de trabalho, e outro com um outro grupo da Câmara Municipal do Funchal, também em contexto laboral.