Madeira

Desafios do ensino de inglês e oportunidades do British Council em destaque esta sexta e sábado

Escola Horácio Bento de Gouveia recebe 14.º Seminário Regional Associação Portuguesa de Professores de Inglês Madeira e o Evento British Council - Desafios no Ensino do Inglês na Escola do Século XXI

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia recebe na sexta-feira e no sábado o 14.º Seminário Regional da Associação Portuguesa de Professores de Inglês - Madeira. No primeiro dia os trabalhos começam pelas 14 horas. No segundo decorrem ao longo de todo o dia, a partir das 9 horas. Nesta formação o objectivo é oferecer aos participantes sugestões de trabalho para a planificação e para a sala de aula. A par desta iniciativa, na sexta-feira pela manhã a escola localizada junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça vai receber durante a manhã o Evento British Council dedicado ao tema ‘Desafios no Ensino do Inglês na Escola do Século XXI’.

Rachel Roberts é a primeira oradora do seminário, traz a comunicação ‘Guilty secrets of the ELT Classroom’. Shawn Severson, Alexandra Francisco, Dave Tucker, Anabel Reis Alves, Chris Roland, Anna Pires, Rachael Harris, Joe Andrade, Fiona Mauchline, Tim Perry, Mark Levy, Sandra Luna, Rómulo Neves, George Heritage e Fiona Mauchline são outros convidados que vão partilhar as suas experiências.

O seminário está acreditado para efeitos de progressão em carreira. Através de uma parceria, a organização, a APPI conseguiu apoios dos município do Funchal e Ribeira Brava, estando os docentes de Inglês a exercer funções em escolas destes dois concelhos isentos do pagamento da inscrição. As inscrições para os restantes decorrem até ao final do dia de hoje. Mais informações em www.appi.pt

Quanto ao Evento British Council - Desafios no Ensino do Inglês na Escola do Século XXI, é um convite a decisores políticos, directores de escolas e professores para ficarem a conhecer melhor os recursos e ferramentas que a organização internacional do Reino Unido coloca à disposição, no sentido criar oportunidades para alunos, professores, directores de escolas, e escolas oportunidades para construir ligações e gerar confiança. Esta será também uma oportunidade para ficar a par da experiência do British Council e conhecimentos sobre avaliação e projectos que esta entidade gostaria de vir a desenvolver nas instituições de ensino da Madeira.

O evento vai contar com a presença de Chris Sainty, embaixador do Reino Unido em Portugal. A inscrição é obrigatória, mas gratuita.

O programa começa às 9 horas com a intervenção de abertura. Seguem-se umas palavras do embaixador, de Rómulo Neves, professor da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia e de Fátima Teles, presidente do Conselho Executivo desta instituição de ensino.

Às 9h15 Emanuel Carvalho, director (Educação e Cultura) do British Council Portugal apresenta ‘British Council e os Novos Desafios para a Língua Inglesa na Europa’. ‘ Ensino Bilingue nas Escolas Portuguesas - Definição, Implementação e Avaliação’ é o tema a desenvolver por Julie Tice, directora pedagógica do British Council Portugal. Desta organização intervêm ainda Tim Perry, vice-director de exames com ‘Desafios na Avaliação em Língua Inglesa e Benefícios da Avaliação Digital’; e Mark Levy, director de programas de Inglês, que vai apresentar ‘Uma Década do Ensino Bilingue – Desafios, Experiências e Benefícios’. O encerramento está previsto para as 12h30.

Mais informações em https://www.eventbrite.pt/e/desafios-no-ensino-do-ingles-na-escola-do-seculo-xxi-tickets-54850467224.