Madeira

Cerca de 34 mil madeirenses vacinados contra a gripe em 2018

None

Até ao final do mês de Dezembro, foram administradas cerca de 34 mil vacinas contra a gripe, no âmbito da campanha regional promovida, como habitualmente, pelo Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

Concretamente, até ao dia 28 de Dezembro, finalizando a 11.ª semana da campanha de vacinação contra a gripe 2018/2019 (semana 52 de 2018), foi registada a administração de 34.079 vacinas no SESARAM, E.P.E.

Destas 78,3% foram administradas nos Centros de Saúde da RAM e 9,5% em domicílios.

Na presente data, a cobertura vacinal na população com 65 e mais anos é de 52,1%.

Nesta população, foram administradas 21.722 vacinas contra a gripe.

Em termos de distribuição geográfica, os concelhos de Santana (73,1%) e Câmara de Lobos (70,3%) foram aqueles com maior taxa de cobertura (%) na população com 65 e mais anos.

No Serviço Nacional de Saúde (SNS), a vacina é gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas patologias definidas e para os bombeiros, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora.

A gripe é uma doença contagiosa que, habitualmente, se cura espontaneamente. Contudo, podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade. A vacinação é a melhor forma de prevenir essas complicações, sobretudo as mais graves.

A DGS aconselha a vacinação contra a gripe, preferencialmente, até final do ano.

Além da vacina, recomenda-se o reforço das medidas preventivas, de que são exemplo a higiene das mãos e a etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço).