Madeira

Câmara do Funchal ‘Abre Portas’ à formação em reabilitação urbana

None

Bruno Martins, vereador com o pelouro da Reabilitação Urbana no nunicípio do Funchal, presidiu, esta tarde, à abertura do Ciclo Formativo sobre Reabilitação Urbana, promovido pela C;MF em parceria com a Ordem dos Arquitectos, no âmbito do acordo de colaboração ‘Abre Portas’. Uma sessão que contou com mais de cem participantes.

O autarca começou por destacar a relevância deste ciclo formativo sobre reabilitação urbana, “considerada pelo presidente Paulo Cafôfo o desafio da década para o Funchal”. O Funchal criou a primeira Área de Reabilitação Urbana da Região e o Programa de incentivos fiscais Cidade com Vida, bem como a Revisão do PDM do Funchal, prevendo, na sua génese, a promoção da reabilitação urbana.

Btruno Martins sublinhou o interesse que o património edificado histórico detém na identidade cultural da cidade do Funchal, recordando outros passos importantes liderados pelo Município, como a classificação das muralhas do Brigadeiro Oudinot e a classificação das pontes históricas. “O Funchal dinamiza todo este processo sob o signo da regeneração do espaço público, não só no sentido de reabilitar edifícios, mas também de trazer habitação jovem para a cidade, um projecto que estamos neste momento a desenvolver, a par de outros grandes projectos catalisadores de mudanças dinâmicas para a cidade, como são os projectos da Fernão Ornelas ou da Praça do Município, cujo estudo prévio acabámos de receber, da autoria do arquiteto Gonçalo Byrne, numa intervenção que vai avançar este ano”, adianta.

O ciclo formativo continua na próxima segunda-feira, dia 18 de Fevereiro, com o arquitecto Filipe Borges de Macedo a abordar o tema da “Reabilitação a custos controlados”, a partir das 9h00.