Madeira

Associação Cosmos condena postura “irresponsável” da CMF perante ETAR

Foto Arquivo
Foto Arquivo

A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida condena a deslocalização da ETAR do Almirante Reis para a zona do Lazareto, como também “a postura completamente irresponsável da Câmara Municipal do Funchal”. A associação emitiu um comunicado onde alerta para o risco de ser aplicada uma avultada multa, pelo Tribunal de Justiça da União Europeia , devido aos atrasos na construção/remodelação da ETAR da cidade do Funchal.

“Relembramos que em junho de 2016, Portugal já foi condenado por este tribunal a pagar quantias avultadas, por causa das ETARs de Vila Real de Santo António (Algarve) e Matosinhos (Porto)”, refere a mesma nota.

“Já há muito tempo que a ETAR do Funchal apresentava deficiências estruturais graves no tratamento das suas águas residuais, não cumprindo minimamente com os parâmetros de descarga exigidos pelas normas europeias nem pela legislação nacional, aliás, como a maioria das ETARs da Região, o que é absolutamente lamentável”, refere a nota.

No mesmo documento, acrescenta que “esta situação já poderia ter sido resolvida há muito tempo, mas tanto a Câmara Municipal do Funchal, presidida por Miguel Albuquerque, como a actual, presidida por Paulo Cafôfo, sempre protelaram o assunto, porque não queriam contrariar nem afrontar os interesses poderosíssimos nem a influência política do grupo hoteleiro que detém a unidade hoteleira próxima da ETAR do Funchal, no Almirante Reis”.

“Deste modo, em julho de 2016, o Presidente da Câmara Paulo Cafôfo, vergado aos interesses deste grupo e para não perder o apoio político de Bernardo Trindade, “barão” do Partido Socialista e próximo da administração deste grupo hoteleiro, optou por “empurrar” a ETAR para o subsolo do campo de futebol do Liceu Jaime Moniz, ou, em alternativa, para a zona do Lazareto. Como o Governo Regional não aceitou a instalação no campo de futebol do Liceu, Paulo Cafôfo virou-se para o Lazareto, posição que foi confirmada por deliberação camarária de janeiro de 2017”, refere a associação.

“Recebendo os técnicos do Governo Regional esta nova localização, ficaram completamente abismados, não só pelos valores multimilionários que esta opção acarretaria como também pela sua alta complexidade em termos de engenheira, aliás ficaram tão perplexos e preocupados com isto, que nos contactaram informalmente, transmitindo-nos que esta opção da autarquia pelo Lazareto iria custar 4 ou 5 vezes mais que os cerca de 12 milhões previstos para a remodelação da ETAR do Almirante Reis”, afiança a Cosmos.