Feliz Dia do Pai
Filho- Mamã, hoje não quero ir á escola.
Mãe- Porque?
Filho- Porque não tenho um Pai para ir comigo á festa.
Mãe- Vou eu, como sempre, e juntos vamos nos divertir.
Filho- Não, no convite diz que é o Pai.
Mãe- Então vai o avó, ou o Tio, que estão sempre contigo, e tu gostas muitos deles, podes escolher qual deles queres convidar.
Filho- Não. Assim não vou, senão os meu colegas vão gozar de mim, porque dizem que não tenho Pai, que ele morreu. Já lhes expliquei que tenho Pai mas ele tá muito longe, mas eles não acreditam e estão sempre a dizer que não tenho Pai.
Isto até podia ser uma história fictícia, mas não é. Hoje em dia são muitas as escolas que por estes, ou outros motivos bem piores, não celebram o dia nem do Pai, nem da Mãe. Festejam pois o dia da família. O meu filho faz a prenda do dia do Pai, e ele dá a quem quiser (já me disse que é a mim). Mas não quer ir á escola, porque se sente descriminado perante as outras crianças. A escola, tem um papel importante, mas é em casa que devemos ensinar ás nossas crianças que nem todas têm a “sorte” de ter uma família normal. Expliquemos sem medos, que há outros meninos que vivem só com a Mãe, ou o Pai, porque ou que se separam, ou porque algum morreu, ou até porque foi para longe trabalhar. Não ter medo de falar do abandono, e de salientar o grande esforço que o outro fez para que crescessem felizes. Explicar as famílias hetero e homossexuais. Ensinem as vossas crianças que o que necessitam para serem felizes são: Amor, Carinho, Educação....
Mãe- Ok, hoje não vais á escola. E o que vais dizer depois aos teus colegas?
Filho- Que foi fixe ficar em casa e que me diverti tanto. (tão simples)
Feliz Dia dos Pais a todos os que o são de coração.
Isabel Gaspar