Desporto

Países dos Balcãs preparam candidaturas ao Euro2028 e Mundial2030 de futebol

None

Grécia, Sérvia, Bulgária e Roménia preparam uma candidatura conjunta ao Europeu de futebol de 2028 e Mundial de 2030, revelaram hoje os quatro países.

“Iniciámos uma ação conjunta com otimismo, um sorriso, e seriedade, com uma tomada de consciência da realidade e por melhores dias numa região que preocupa muitas vezes o mundo com informações negativas”, referiu o vice-ministro grego dos desportos.

Giorgos Vasiliadis fez o anúncio numa cerimónia de assinatura de um protocolo de acordo, em Salónica, onde estiveram os ministros da juventude e desporto dos restantes três países, o sérvio Vanja Udovicic, o búlgaro Krasen Kralev e o romeno Constantin-Bogdan Matei.

Na cerimónia estiveram também presentes os presidentes das federações de futebol dos quatro países.

“Queremos demonstrar que podemos ser precursores, fazermos algo juntos e mostrar que os Balcãs estão abertos à mudança. É um grande dia para nós, e queremos ir em frente para cumprir este sonho”, acrescentou Vasiliadis.

O Europeu de futebol de 2020 disputa-se em 12 cidades entre Inglaterra, Alemanha, Itália, Azerbaijão, Rússia, Roménia, República da Irlanda, Espanha, Escócia, Holanda, Hungria e Dinamarca, na comemoração dos 60 anos da competição, e o de 2024 na Alemanha.

Os Mundiais de 2022 disputam-se no Qatar, e os de 2026 serão uma organização conjunta de Canadá, Estados Unidos e México.