Desporto

Marcos Freitas estreia-se com vitória no Campeonato do Mundo

None

Desenrola-se hoje (terça-feira, 23 de abril), na Cidade de Budapeste, o terceiro dia de competição do Campeonato do Mundo Individual 2019.

A comitiva da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa junta-se a esta reunião dos melhores atletas do Mundo, com destaque para a participação do madeirense Marcos Freitas (atual 26º do Ranking Mundial).

O histórico internacional do olímpico madeirense é brilhante, a todos os níveis ímpar em Portugal. Num total de 794 encontros internacionais oficiais realizados, o madeirense venceu por 519 vezes (65%) e perdeu apenas 275 vezes (35%). Esta é a sua 16ª participação em Campeonatos do Mundo, tendo a sua estreia sido feita em 2004, na cidade de Doha (Qatar), por altura do Campeonato do Mundo de Equipas.

Neste evento, que decorre até ao próximo dia 28 de abril (domingo), Marcos ficou isento da fase de qualificação, tendo-se estreado hoje, na primeira ronda do Mapa Final frente ao brasileiro Thiago Monteiro (91º do Ranking Mundial).

Nos registos oficiais da Federação Internacional, Marcos Freitas havia enfrentado o brasileiro por duas vezes, com registo de vitória do madeirense em 2012, por 4-0 no Open Internacional do Brasil, depois de, na mesma prova, o brasileiro ter levado a melhor, por 2-4, em 2017.

Neste duelo, Marcos Freitas voltou a levar a melhor sobre Thiago Monteiro, venceu o encontro por 4-1 (12-10, 12-10, 9-11, 13-11, 11-8) e entrou da melhor forma nesta grande competição. Na última edição do evento, realizada em Dusseldorf (Alemanha), Marcos alcançou os oitavos de final.

Agora, o madeirense terá pela frente o mexicano Marcos Madrid (88º do Ranking Mundial) em encontro, dos trinta e dois avos de final, que se realizará ainda hoje às 19h40 (horário RAM).

Regista-se também que, apesar das grandes valências da candidatura de Portugal, a Assembleia Geral da Federação Internacional (ITTF) decidiu a realização do Campeonato do Mundo de Equipas de 2022 à cidade de Chengdu (China).