Desporto

“É fundamental deixarmos o nós e eu de lado e reconquistarmos o público”

Mensagem do novo técnico a “título definitivo” do Benfica, em substituição de Rui Vitória

FOTO Global Imagens
FOTO Global Imagens

O treinador do Benfica, Bruno Lage, manifestou hoje a intenção de colocar de parte os objectivos individuais de cada um e pensar como equipa, para reconquistar os adeptos com um futebol de qualidade.

“[A mensagem] é de entrega total e toda a gente estar disponível. É fundamental deixarmos de pensar e deixar de lado o nós e eu de cada um e, sim, no nós em equipa e no que podemos fazer em cada jogo. Essa é a base”, assegurou.

Lage, de 42 anos, falava na primeira conferência de imprensa depois de confirmado pelo presidente Luís Filipe Vieira como técnico a “título definitivo” da equipa principal dos ‘encarnados’, em substituição de Rui Vitória.

O novo técnico, que orientou a equipa interinamente em duas vitórias, pretende dar a estabilidade e recuperar a confiança dos sócios e adeptos, perdida nos últimos meses, perante a temporada inconstante, até ao momento, das ‘guias’.

“Temos de dar estabilidade e passar a imagem de entrega e motivação. Independentemente do que se possa vir a fazer, temos de reconquistar o público. Só com qualidade vamos conseguir”, declarou.

Alterar de um dia para o outro as rotinas dos seus atletas não é um objectivo fácil, contudo o sistema táctico 4x4x2 será o esquema de eleição a incutir para o que resta da época, em contraponto com o 4x3x3 dos últimos tempos de Rui Vitória.

“Temos de perceber o que são as nossas dinâmicas, o nosso trabalho tem sido esse. Preparar o que é um 4x4x2 a atacar e defender. Eu senti no olhar dos jogadores, são os tais ‘feelings’. Olhei para eles e senti que ia ser o líder”, confessou.

Quanto ao tempo que poderá ficar no leme da equipa principal, o antigo treinador da formação secundária do Benfica não traça metas e reforça que o trabalho é diário que define.

“Jogo a jogo é que se faz o caminho. É assim que penso. Vou fazer o caminho de forma natural, sentir-me confortável na tarefa e fazer com que a equipa se sinta adaptada e confortável nas posições”, argumentou.

A terminar, mostrou-se “muito orgulhoso pela aposta” de Luís Filipe Vieira, justificada por “todo o percurso” que realizou até ao momento no clube.

Luís Filipe Vieira diz que Bruno Lage foi “primeira opção” para treinador

Luís Filipe Vieira, justificou hoje que Bruno Lage foi a primeira opção do clube.

“Ninguém pode dizer que o Benfica contactou A, B ou C, quem quer que seja. A primeira opção do Benfica é o Bruno Lage, foi bastante ponderado, está identificado com a nossa casa, conhece a formação toda e sabe os objectivos que o Benfica tem neste momento”, disse Luís Filipe Vieira.

O dirigente máximo do clube da Luz limitou-se a fazer uma declaração, sem especificar a duração de contrato de Bruno Lage, mas desmentindo que o Benfica tenha contactado qualquer outro treinador após a saída de Rui Vitória.

“Desde a primeira hora, o Benfica não contactou com empresário e treinador nenhum, ao contrário do que revelaram”, referiu Luís Filipe Vieira.

De acordo com o dirigente, Bruno Lage “sabe os objectivos que o Benfica tem” e que está tudo em “aberto para ganhar”.

“E é dentro desse espírito que vamos estar. Quero pedir o máximo apoio a todos, de forma a conseguirmos os objectivos que ansiamos”, acrescentou.

Antes, numa nota à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o clube informou que “Bruno Miguel Silva do Nascimento assume, a título definitivo, as funções de treinador da equipa principal de futebol”.

Em 3 de Janeiro, Bruno Laje assumiu “provisoriamente”, de acordo com comunicado do Benfica, a liderança da equipa principal, face à saída de Rui Vitória, após três anos e meio e seis títulos, incluindo dois campeonatos.

Como treinador interino, Bruno Laje, que transitou da equipa B, somou dois triunfos em dois jogos, ambos para a I Liga, ao comando dos ‘encarnados’, ao vencer em casa o Rio Ave (4-2, depois de 0-2) e no reduto do Santa Clara (2-0).

A formação da Luz fechou a primeira volta do campeonato no segundo lugar, a cinco pontos do líder FC Porto, está nos quartos de final da Taça de Portugal, nas meias-finais da Taça da Liga e nos 16avos de final da Liga Europa.

Na terça-feira, o Benfica defronta o Vitória de Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques, pelas 20h45, num encontro dos quartos de final da Taça de Portugal do qual Bruno Lage acabou por não falar.