Turismo

Festival internacional de gourmet bate recordes

O International Gourmet Festival (IGF), organizado pelo restaurante com duas estrelas Michelin Vila Joya, no Algarve, recebeu quase 1.500 visitantes, que experimentaram pratos preparados por um total de 47 chefs de renome, durante 11 dias.

O festival, cuja sétima edição decorreu de 07 a 17 de novembro, foi "o maior de sempre" e recebeu o maior número de visitantes -- 1.403 - desde o seu início, em 2006, disse à Lusa o administrador executivo do festival, Gebhard Schachermayer.

O Vila Joya, em Albufeira, recebeu 47 chefs de 14 países, com mais de 60 estrelas Michelin no total, que apresentaram os seus pratos ao longo de 11 jantares, dos quais nove esgotaram. Os preços por pessoa variavam entre os 350 e os 600 euros.

Pela primeira vez, o festival decorreu em novembro -- as edições anteriores  realizavam-se em janeiro -, algo que se manterá em 2014. "O mês de novembro  tem várias vantagens, além de prolongar a época [alta] no Algarve", considerou o responsável.

Sobre a próxima edição, Gebhard Schachermayer confirmou que o festival vai passar por Lisboa -- algo que afirma ser um objetivo da organização nos últimos anos - e anunciou que haverá embaixadores do evento em diferentes países: "Os embaixadores vão relacionar chefs internacionais de topo com a gastronomia portuguesa", revelou.