DNOTICIAS.PT
Mundo

Milhares de pessoas protestaram contra racismo em França

None

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje na cidade francesa de Saint-Denis para protestar contra o racismo e demonstrar apoio pelo novo presidente da câmara da região, que denunciou comentários racistas.

"Viemos afirmar com firmeza e convicção o nosso profundo apego aos valores da República, personificados por aqueles que são herdeiros de imigrantes", declarou, na manifestação pacífica em frente à câmara municipal de Saint-Denis, o autarca da cidade, Bally Bagayoko, do partido de extrema-esquerda França Insubmissa.

No protesto com cerca de 20.000 pessoas, Bally Bagayoko, de 52 anos e com ascendência timorense, lamentou ainda que "as instituições, ano após ano, falhem ou até se mostrem cúmplices" da discriminação, segundo a agência espanhola EFE.

Na manifestação em Saint-Denis, nos arredores de Paris, com cerca de 150.00 habitantes, o autarca denunciou também o "silêncio do presidente francês", Emmanuel Macron, sobre o assunto.

Para Bally Bagayoko, esse silêncio "confirma que [o chefe de Estado] não está empenhado" no combate ao racismo.

Na manifestação, que contou com a presença de sindicatos, associações e várias figuras políticas de esquerda, os protestantes mostraram estar indignados com os "ataques inaceitáveis" contra Bally Bagayoko, que assumiu o cargo de presidente da câmara de Saint-Denis em 15 de março.

De acordo a EFE, no dia 27 de março Bally Bagayoko apresentou uma queixa contra o canal de televisão CNews, que passou uma emissão em que o autarca foi comparado "a um macaco e a um chefe tribal" pelo psicólogo Jean Doridot.

O canal CNews, que pertence ao empresário ultraconservador Vincent Bolloré, negou "formalmente que tenham sido feitos quaisquer comentários racistas", segundo a EFE.

Na quinta-feira, a Procuradoria de Paris anunciou a abertura de um inquérito por "insulto público com base na origem, etnia, nacionalidade, raça ou religião".