DNOTICIAS.PT
Madeira

Empresas madeirenses regressam de Paris com novas oportunidades de negócio

Foto SRE
Foto SRE

Cinco empresas regionais participaram numa das maiores feiras internacionais do sector alimentar, realizada em França. Só a Sweets & Sugar identificou cerca de 40 contactos comerciais prioritários.

As cinco empresas madeirenses que participaram na SIAL Paris 2026 regressaram da feira com novos contactos comerciais, potenciais parceiros internacionais e perspectivas de expansão para diferentes mercados. O balanço é positivo, embora os resultados apresentados digam respeito, sobretudo, a oportunidades de negócio ainda por concretizar.

A Sweets & Sugar foi uma das empresas que apresentou resultados mais concretos, tendo identificado cerca de 40 contactos prioritários com potenciais clientes dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França e República Checa, além de países do Médio Oriente e de África.

A empresa classificou a participação como “muito positiva e surpreendente”, destacando a importância do contacto presencial para reforçar parcerias comerciais, abrir portas a novas encomendas e resolver assuntos pendentes com clientes.

A feira, que decorreu entre 17 e 21 de Outubro, no Parc des Expositions de Paris-Nord Villepinte, contou ainda com a participação da IlhaPeixe, Tequerys, Ilhopan e Martins & Martins. A presença das cinco empresas foi promovida pela Invest Madeira, entidade tutelada pela Secretaria Regional de Economia.

Produtos regionais despertam interesse internacional

A Tequerys, que participou pela primeira vez na SIAL Paris, estabeleceu contactos com profissionais e empresas da Ásia, África, Europa e América. A produtora de tequeños e pastelitos venezuelanos revelou que vários visitantes manifestaram interesse em introduzir os seus produtos nos respectivos mercados.

“Para muitos dos visitantes, foi o primeiro contacto com os tequeños e os pastelitos venezuelanos”, salientou a empresa, que considera a experiência relevante para a sua estratégia de internacionalização.

Também a Ilhopan identificou potenciais clientes e parceiros na Bélgica, França, Espanha, Itália e Turquia. Além da divulgação dos seus produtos, a participação permitiu acompanhar tendências do sector alimentar e avaliar novas oportunidades comerciais.

A IlhaPeixe destacou o estabelecimento de contactos com potenciais parceiros e fornecedores internacionais, assim como o reforço de relações comerciais já existentes. “Acreditamos que a participação em eventos desta dimensão é fundamental para fortalecer a posição da empresa no mercado e promover a expansão da sua actividade a nível internacional”, referiu.

Por sua vez, a Martins & Martins estabeleceu contactos com profissionais de mercados europeus, nomeadamente França e Reino Unido, e da América do Sul, com destaque para o Brasil.

A empresa considera que a experiência permitiu conhecer melhor as exigências dos mercados externos e avaliar o interesse pelos produtos tradicionais madeirenses. “Para uma empresa que procura preservar as receitas e os sabores tradicionais da Madeira, é particularmente importante verificar que estes produtos despertam interesse além-fronteiras”, sublinhou.

Esta foi a terceira participação da Madeira no Salon International de l’Alimentation, com as empresas integradas no espaço institucional do Governo Regional, dispondo de áreas próprias para apresentação de produtos, degustações e reuniões comerciais.

O secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, considerou que a presença das empresas regionais demonstra a capacidade de conquistar novos mercados e defendeu a continuidade dos apoios à internacionalização.

A qualidade, a autenticidade e a diferenciação dos nossos produtos são mais-valias que queremos continuar a projectar além-fronteiras.