DNOTICIAS.PT
Fact Check Madeira

“Nunca se viu um aumento assim” ao Rali da Madeira?

Diego Ruiloba foi o vencedor o 65.º Rali Vinho da Madeira.
Diego Ruiloba foi o vencedor o 65.º Rali Vinho da Madeira., Foto DR

O Governo Regional da Madeira deu a conhecer ontem, após reunião do Conselho de Governo, que pretende apoiar o Rali Vinho da Madeira, que passará a ser conhecido como Rali da Madeira a partir da edição deste ano, com uma verba na ordem dos 450 mil euros. O apoio será agora formalizado pela Secretaria Regional de Economia, sob a tutela de José Manuel Rodrigues.

“A principal razão para a mudança de nome prende-se com a necessidade de adaptar-se às restrições e proibições de publicidade a bebidas alcoólicas no desporto automóvel, uma tendência global que visa promover um ambiente mais seguro e responsável. Ao desassociar-se da referência ao ‘Vinho’, o Rali da Madeira alinha-se com as práticas actuais do desporto internacional, protegendo a sua imagem e assegurando a sua continuidade a longo prazo”. – Club Sports da Madeira.

O contrato-programa com vista à realização desta 66.ª edição, daquela que é tida como a prova de ralis mais antiga de Portugal, sempre organizada pelo mesmo clube, o Club Sports Madeira, foi justificado no âmbito da promoção e desenvolvimento do sector económico regional.

Governo Regional apoia Rali da Madeira em quase meio milhão de euros

O Governo Regional autorizou, em Conselho de Governo, a celebração de um contrato-programa com o Club Sports da Madeira, no âmbito da promoção e desenvolvimento do sector económico regional, com o objectivo de apoiar a realização do Rali da Madeira 2025, um dos eventos desportivos mais emblemáticos da Região.

A notícia não tardou a gerar muitos comentários nas várias plataformas do DIÁRIO. E se uns estão a favor pela projecção que a prova confere à Madeira, a maioria manifestou críticas ao aumento registado este ano. “Nunca se viu um aumento assim. Quem me dera que o salário aumentasse na mesma medida”; “O que justifica estes 100 mil euros a mais? Será pelas eleições?”.

Mas será que este ano há mesmo um aumento inédito no apoio à prova?

Para verificar se os nossos internautas têm razão fomos analisar os apoios concedidos ao Rali Vinho da Madeira nos últimos anos, desde 2019, pré-pandemia até aos dias de hoje. Lembrando que a prova não recebe apenas este apoio do Governo Regional, como também de outras entidades, como por exemplo da autarquia do Funchal.

Comecemos então por analisar os apoios governamentais desde 2019 fazendo uso, para tal, das resoluções publicadas no JORAM – Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira. Em 2019, a Resolução n.º 384/2019 autorizava a celebração de um protocolo de desenvolvimento e cooperação no âmbito da promoção e animação turísticas com o Club Sports da Madeira, tendo em vista a execução do projecto ‘Rali Vinho Madeira 2019’. O apoio concedido naquele ano para a prossecução do projeto previsto no número anterior, concedia ao Club Sports da Madeira uma comparticipação financeira no montante de 185 mil euros.

No ano seguinte, em plena pandemia, na Resolução n.º 552/2020 era autorizada a celebração de um protocolo de desenvolvimento e cooperação no âmbito da promoção e animação turísticas com o Club Sports da Madeira, tendo em vista o ‘Rali Vinho Madeira 2020’. Neste ano, para a realização do evento, o Governo Regional propunha uma comparticipação financeira que não excederá os 195 mil euros.

Segue-se a Resolução n.º 568/2021, publicada em Junho daquele ano, voltando a dar nota do apoio do Executivo. Desta feita com um aumento de 55 mil euros face ao ano anterior. “Para a prossecução do projeto previsto no número anterior, conceder ao Club Sports da Madeira uma comparticipação financeira que não excederá os 250 mil euros”.

A título de exemplo, de um apoio oriundo de um município, nesse ano, o então presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, oficializou, a 30 de Julho, a assinatura de um protocolo de colaboração entre a autarquia e a organização do Rali Vinho da Madeira, numa renovação da parceria anual estabelecida com o Clube Sports da Madeira para a realização da prova rainha do automobilismo madeirense.

“A CMF é uma entidade que mantem os seus compromissos para com o desporto mesmo nos momentos mais difíceis. Como tal, e em consonância com o que já tinha feito no ano passado, está a assinar um protocolo de apoio financeiro com o Clube Sports da Madeira, no valor de 27.500 euros, para a realização da mais emblemática prova de rali da Região, ao qual acresce também um conjunto de apoio logístico”, salientou o anterior autarca, agora vereador.

Rali Vinho da Madeira 2021 conta com apoio da CMF no valor de 27.500 euros

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, oficializou, esta sexta-feira, 30 de Julho, a assinatura do protocolo de colaboração entre a autarquia e a organização do Rali Vinho da Madeira, numa renovação da parceria anual estabelecida com o Clube Sports da Madeira para a realização da prova rainha do automobilismo madeirense. A Vereadora Dina Letra, que tutela o pelouro do Desporto na CMF, e Paulo Fontes, Presidente do CS Madeira, estiveram igualmente presentes na cerimónia.

No ano de 2022, quando a Região rumava à ‘normalidade’, por assim dizer, depois de um período de fortes restrições, o apoio do Executivo, publicado na Resolução do Conselho do Governo Regional n.º 558/2022, concedia ao Club Sports da Madeira uma comparticipação financeira, que não excederá os 345 mil euros. À data, ao montante do ano anterior somava-se mais 95 mil euros.

No ano seguinte, de acordo com a Resolução do Conselho do Governo Regional n.º 571/2023, foi autorizada a celebração de um protocolo de desenvolvimento e cooperação no âmbito da promoção e animação turísticas com o Club Sports da Madeira, tendo em vista a execução do projecto designado ‘Rali Vinho Madeira 2023’, mediante “uma comparticipação financeira, que não excederá os 345 mil euros”. Ou seja, a verba manteve-se igual à do ano transacto.

Em 2023, já com Pedro Calado à frente dos destinos da autarquia, também foi reafirmado o protocolo com o Club Sports da Madeira. A assinatura do protocolo de cooperação com o Club Sports Madeira, no montante de 51.800 euros, representava um aumento em cerca de 15 mil euros face a 2022. O presidente da Câmara do Funchal [Pedro Calado] justificou o reforço do apoio financeiro pelo facto de ser “uma prova internacional que muito projecta a Madeira e, em particular, a cidade do Funchal”.

Já no ano passado. Igual montante foi atribuído pelo Governo de Miguel Albuquerque à prova de ralis, formalizado na Resolução n.º 494/2024. “Considerando que o ‘Rali Vinho da Madeira 2024’ é um dos maiores eventos desportivos de cariz internacional na modalidade de competição automobilística que se realiza na região, e que este ano celebra a sua 65.ª edição, sendo a prova de ralis mais antiga de Portugal, integrando também os campeonatos da Madeira e de Portugal de Ralis e o Troféu da Europa de Ralis FIA (…)” foi autorizada uma comparticipação financeira que não excederá 345 mil euros.

Câmara do Funchal apoia o Rali Vinho Madeira em 40 mil euros

A Câmara Municipal do Funchal assinou um protocolo de cooperação com a organização do Rali Vinho Madeira, a cargo do Club Sports Madeira,  protocolo esse que estipula um apoio de 40 mil euros por parte da edilidade funchalense à prova rainha do automobilismo madeirense.

Por fim, chegados a 2025, o apoio anunciado sobe para os 450 mil euros, depois de três anos sem sofrer alterações. Trata-se de um aumento de 105 mil euros, o que traduz mais 30% do que o anunciado para o ano passado. Mas, se formos a comparar com os 185 mil euros aplicados em 2019, já estamos a falar de um aumento de aproximadamente 143%. Igualmente quando comparando os anos de 2021 (250 mil euros) e de 2022 (345 mil euros) verificamos que o aumento é na ordem dos 38%.

Também se compararmos o aumento atribuído pela autarquia do Funchal, por exemplo, em 2021, na ordem dos 27 mil euros, com os quase 52 mil em 2023, estamos perante um aumento percentual na ordem dos 88,4%.

Mas nem sempre estamos perante aumentos à prova. Por exemplo, de 2018 para 2019 a verba atribuída baixou alguns milhares de euros.

Ou seja, apesar de a verba atribuída este ano estar próxima do meio milhão de euros, o apoio do Governo ao Rali da Madeira não representa um aumento inédito em termos percentuais. Já a nível de valor nominal, face aos anos analisados, é a primeira vez que a verba aumenta mais de 100 mil euros de uma edição para outra.

“Nunca se viu um aumento assim (…), isto é mais de 30% [apoio do Governo Regional ao Club Sports da Madeira para a concretização do Rali da Madeira – antes Rali Vinho da Madeira]. - Comentário de leitor