DNOTICIAS.PT
Explicador Madeira

Hoje é o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico. Ficam as dicas sobre este assunto

None
Foto Shutterstock

Esta quinta-feira, dia 3 de Julho, celebra-se o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, com o objectivo de chamar a atenção para a produção e para o consumo excessivo de sacos plásticos a nível mundial. Um pouco por todo o mundo são dadas propostas para reduzir a quantidade de sacos de plásticos que se utilizam diariamente.

Os sacos de plásticos começaram a surgir em Portugal na década de ’80, muito impulsionado pelo seu baixo custo. O objectivo aquando sua criação, em 1959, pelo sueco Sten Gustaf Thulin, era o de tratar-se de um saco durável, mais resistente do que os de plástico. Contudo, essa pretensão rapidamente tornou-se a de um saco descartável.

Desde 2015, em Portugal, entrou em vigor uma taxa obrigatória de 0,08€ + IVA para sacos de plástico leves. De acordo com a Quercus, em 2023 esteve ainda em cima da mesa a proibição destes mesmos sacos, mas que foi revogada devido à “ausência de alternativa no mercado para dar resposta aos requisitos, a inexistência de obrigações de Portugal perante a União Europeia e a necessidade de garantir harmonização de imposições legião e a livre concorrência no espaço comunitário”, expressa pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

Já de acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, o consumo per capita de Sacos de Plástico Leves (SPL), em Portugal, tem-se mantido abaixo das metas máximas estabelecidas pela União Europeia. A meta máxima é de 40 sacos/hab até 31 de Dezembro de 2025. Em Portugal, em 2022 foi de 13,5 sacos/hab e em 2023 de 13,6 sacos/hab.

Conselhos

- Opte por transportar os produtos em sacos de papel ou sacos reutilizáveis de pano.

- Quando foi às compras leve consigo sacos reutilizáveis de grandes dimensões, para evitar a compra de mais sacos.

- Opte por transportar o pão em sacos de papel.

- A venda de fruta pode ser feita em sacos reutilizáveis.

- Quando for descartar algum produto no lixo, considere a sua reutilização.