DNOTICIAS.PT
Explicador Madeira

Mitos e dúvidas sobre a doação de sangue

Na Madeira, o Serviço de Sangue e Medicina Tranfusional fica na cave do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

None
Foto Shutterstock

A doação de sangue é encarada como um importante acto que pode salvar vidas. Na Madeira, as doacções fazem-se na cave do Hospital Dr. Nélio Mendonça, onde funciona o Serviço de Sangue e Medicina Tranfusional. As recolhas acontecem de segunda a sexta-feira, entre as 8h30 e as 13 horas. Ao sábado das 8h30 às 12h30.

“Dar sangue é um acto simples e seguro”, indica o SESARAM, no seu site, explicando que todo o material usado é esterilizado e descartável.

Ainda antes de fazer a dádiva há uma curta consulta com o médico, a fim de verificar as condições de saúde, por forma a descartar qualquer aspecto que possa impedir a doação.

“Pode dar sangue se tiver bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos”, indica, acrescentando que todo o processo da dádiva demora em média 45 a 60 minutos e que o volume de sangue extraído é recuperado duas horas após a colheita.

No final é cedida uma refeição ligeira, que se torna importante para repor alguns parâmetros como os níveis de açúcar no sangue, além de fornecer energia.

Para dar sangue deve fazer-se acompanhar do seu cartão de cidadão.

Um homossexual pode dar sangue?

A orientação sexual não é motivo para impedir que alguém possa dar sangue. A seleção dos dadores é feita com base em critérios científicos, epidemiologicamente sustentados. A mudança de parceiro sexual é que implica um período de suspensão de três meses, independentemente da orientação sexual do dador. De qualquer forma, todas as colheitas são submetidas ao rastreio de doenças infeciosas potencialmente transmissíveis pela transfusão de sangue como é o caso da hepatite B, hepatite C, sífilis e vírus da imunodeficiência humana (VIH-sida).

Ter piercing ou tatuagem impede de dar sangue?

Não é por ter um piercing ou uma tatuagem que alguém fica impedido de dar sangue.  Pode dar sangue quatro meses depois da colocação de um piercing ou da realização de uma tatuagem.

Só posso dar sangue uma vez na vida?

Pode doar sangue dezenas de vezes ao longo da sua vida, desde que sejam respeitados os intervalos. No caso dos homens a doação pode ser feita de dois em dois meses. As mulheres podem doar de três em três meses.

É preciso estar em jejum para doar sangue?

Pelo contrário. Para doar sangue é aconselhável que tenha feito uma refeição ligeira antes da doação. Dessa forma ganha forças para quando lhe for retirado o sangue.

Não saber o grupo sanguíneo impede de dar sangue?

Não saber o grupo sanguíneo não é impedimento para se candidatar à dádiva de sangue. Após a primeira dádiva efectiva é determinado o seu grupo sanguíneo. Todos os tipos de sangue são necessários, mesmo aqueles que são considerados os mais comuns.