DNOTICIAS.PT
Turismo Madeira

Madeira distinguida nos prémios 'Líderes do Turismo'

Candidatura apresentada pela Associação de Promoção da Madeira venceu na categoria 'Creative Brand'

Cerimónia de consagração dos vencedores decorreu esta tarde, na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos, Lisboa. Catarina Pereira, da AP Madeira, foi quem recebeu o prémio. 
Cerimónia de consagração dos vencedores decorreu esta tarde, na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos, Lisboa. Catarina Pereira, da AP Madeira, foi quem recebeu o prémio. , Foto DR

A Madeira foi esta quinta-feira distinguida nos prémios 'Líderes do Turismo' de 2025, na categoria 'Creative Brand'.

A candidatura apresentada pela Associação de Promoção da Madeira foi a que obteve mais votos entre os sete candidatos (o município de Braga - 'Braga, soa a futuro'; o município de Leiria - 'Leiria não existe sem ti'; a Neoturis - consultoria estratégica para o turismo, hotelaria e lazer; o Upon Angels - espaço localizado em Lisboa; o WAlgarve - empreendimento hoteleiro em Albufeira; e o WOW - projecto cultural e turístico em Vila Nova de Gaia). 

Esta que é uma iniciativa da TNews, que desde 2022 procura distinguir empresas, entidades e profissionais no sector turístico, contempla, também, as categorias 'Luxury Hotel', 'Leisure Hotel', 'Resort Hotel', 'Hotel Brand', 'Travel Brand', 'Sustainable Company', 'Technology Company', 'Creative Brand' e 'Tourism Event'. Todos estes prémios foram atribuídos tendo em conta a votação do público, que decorreu até 28 de Maio, com peso de 50% na decisão final, sendo os restantes 50% decididos por um júri especializado, composto por profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Eventos, Inovação, Investimento, Formação e Recursos Humanos.

Foram igualmente entregues os prémios 'Líder Empreendedor do Ano' e 'Inovação na Comunicação', duas distinções que são atribuídas pela equipa do TNEWS. Já o Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality voltou a distinguir a 'Mulher Líder no Turismo by WITH', um galardão que foi atribuído, pela primeira vez, no ano passado, cujo objectivo é reconhecer o papel das mulheres no sector do Turismo. 

Em comunicado, a Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura refere que "a candidatura da Madeira, liderada pela Associação de Promoção, baseou-se no facto da Região ser «hoje, uma Travel Brand exemplar: um destino que se reinventa, escuta o seu público e investe na construção de uma marca que gera valor, atractividade e impacto positivo para toda a Região»", podemos ler na nota enviada às redacções.

Eduardo Jesus, refere a mesma nota, diz que é "com enorme satistação e sentido de responsabilidade" que a Região recebe esta distinção, que "representa o reconhecimento de uma estratégia consistente, inovadora e autêntica que temos vindo a desenvolver na promoção da Madeira como destino turístico ímpar".

O secretário regional com a pasta do Turismo salienta que "a marca Madeira evoluiu nos últimos anos, afirmando-se não apenas pela sua beleza natural, mas sobretudo pela capacidade de contar histórias, de emocionar e de se ligar com as pessoas". Além disso, "apostámos numa comunicação diferenciadora, assente na criatividade, na identidade cultural e na experiência única que oferecemos a quem nos visita", acrecenta o governante para quem "este prémio valida esse caminho e reforça a confiança que temos na visão que adotámos".

Por fim, refere que "este reconhecimento é, também, partilhado com todos os madeirenses, com os profissionais do sector e com os nossos parceiros criativos, que contribuíram com talento, dedicação e inovação", rematando que o objectivo é continuar "a elevar o nome da Madeira, com ambição, autenticidade e paixão, colocando o destino entre os melhores do Mundo".