DNOTICIAS.PT
Turismo Madeira

Estratégia foi decisiva no sucesso turístico

Primeiro dia da Madeira na 35.ª BTL fecha com cocktail e com Eduardo Jesus a mostrar o que mudou em 10 anos

None

Eduardo Jesus aproveitou o cocktail da Madeira na BTL para prestar contas e agradecer a cooperação de várias pessoas e entidades que garantem uma presença na maior feira do turismo em Portugal.

O balanço, por sinal, prolongado decorre de 10 anos de uma opção política “e é importante termos a noção do que é que decidimos em 10 anos e que resultados é que obtivemos”.

Os números sucederam-se. Em várias frentes. Na aviação: “Relativamente a 2015, nós temos mais 35 companhias aéreas a voar para a Madeira. Estamos a trabalhar com mais 39 aeroportos que são 114, aqueles com os quais estamos ligados. Trabalhamos com 32 países hoje em dia e temos 139 rotas. São muitos números, mas o que é preciso fixar daqui é que o nosso crescimento em termos de operação ronda os 40% de crescimento ou de evolução. Os passageiros atingiram em 2024 os 5 milhões. Um aumento de 50% em relação a 2015. Daqui facilmente se vê que o número de passageiros, a sua evolução é bem superior aos outros indicadores que eu referi anteriormente. Trabalhamos com aparelhos maiores e com melhor ocupação dos aparelhos, o que é importante para a sustentabilidade deste trabalho”.

Na evolução das dormidas e dos proveitos: “Em 10 anos crescemos 66% as dormidas na Região. Os proveitos totais deste sector cresceram 133%. Ou seja, o crescimento do valor foi o dobro do crescimento da quantidade. E este é o caminho que tem ser  seguido e que nos pode garantir o futuro. Por uma razão muito simples. É que quando este sector ganha – e o sector é um sector económico que tem de ganhar, senão desaparece - pode investir, pode reabilitar, pode modernizar, pode incorporar tecnologia e pode pagar melhor”.

Nas melhorias dos salários: “É que os profissionais deste sector, e tomo aqui como referência o alojamento, em 10 anos, viram o seu poder de compra, acrescido em 12,6% em termos reais, tirando já em inflação. Este sector do alojamento cresceu 33% em emprego. Portanto, se este fosse um sector, como alguns tentam afirmar, que paga mal e que não atrai pessoas, não tinha crescido 33%, chegando às 8.100 pessoas”.

Eduardo Jesus assume que no futuro quer “valor que tem que alimentar este sector em todas as suas dimensões”.

Méritos da estratégia

O secretário com a tutela do Turismo sublinha o novo ciclo caracterizado pelo planeamento, assente numa estratégia para o turismo e de um plano de ordenamento turístico revisto. Referiu que “é este plano que hoje não permite que se construa hotéis grandes na Madeira, mais de 84 quartos, e que muitas vezes é uma dificuldade política explicar isto”, sendo que “este ‘stop and go’ na oferta é fundamental para criarmos o valor já referido”.

Também enfatizou a concentração toda a promoção na Associação de Promoção, o reforço orçamental que passou de 3 milhões para 16 milhões em termos anuais, a nova marca, a estruturação de produtos, como o Madeira Ocean Trade, a estruturação da actividade em terra e no mar, a estruturação do golfe e a estruturação da cultura, bem como o processo de sustentabilidade do destino, a criação de um observatório do transporte aéreo, a gestão da crise pandémica, a abertura do Posto de Informação Turística em Lisboa e  evolução nos cartazes turísticos da Madeira.

“Em 2015, a Festa da Flor era um fim de semana. Hoje, a Festa da Flor é um mês inteiro. Nós celebramos um mês inteiro e atraímos um mês inteiro pessoas para a Madeira com a mesma temática que antes alimentava apenas um fim de semana. Mas fizemos o mesmo na gastronomia, fizemos o mesmo no Festival do Atlântico, fizemos o mesmo no Colombo”, exemplificou.

Quanto ao mérito dos resultados, assume que a razão é muito simples: “Houve um alinhamento perfeito, exemplar, entre o sector público e o sector privado. E creiam que enquanto este entendimento existir e a visão for comum, nós temos sempre caminho para trilhar. E é isso que eu desejo, que nos próximos anos, depois de atingirmos este patamar de desempenho, sejamos capazes de fazer, independentemente dos interlocutores".

Gratidão a quem se dedica

Os agradecimentos foram diversos, sobretudo à directora executiva da Associação de Promoção, Sara Marote, um “reconhecimento pela dedicação, pela entrega e pelo enorme amor que tem à Madeira”, que o governante estendeu à Raquel Braga, à Carina Gonçalves, à Sofia Fonseca, à Sandra e à sua equipa: “Vocês foram incansáveis, fizeram mais do que era possível e todos nós reconhecemos, como prova a sensação esmagadora de entrarmos no nosso stand hoje, logo pela manhã, concluindo que tudo é tão simples, mas tão sofisticado. Ainda bem que se dedicam dessa forma”.