PPM propõe Parque Natural do Toco
O PPM Madeira visitou, hoje, a Praia do Toco, onde defendeu a criação de um Parque Natural e zona adjacente.
"Para o PPM, que é um partido ecologista, a questão ambiental é central. Fomos o primeiro partido ecologista do país, logo em 1974. O nosso fundador, Gonçalo Ribeiro Telles, foi um dos ecologistas europeus mais influentes do século XX. No histórico da nossa ação política em Portugal, a criação da Reserva Agrícola Nacional e da Reserva Ecológica Nacional (AD, 1979-1983), constituem o nosso maior legado ao país", recorda o partido em nota emitida à imprensa.
O PPM considera "fundamental harmonizar o desenvolvimento económico com a preservação ambiental, desde logo através da conciliação das políticas energética, agrícola, florestal, piscatória, industrial, habitacional, turística e de transporte, com a proteção e preservação ambiental".
No seu entender, "nenhuma política ambiental terá sucesso se não for apoiada pela população". Isto implica, conforme refere, "a recusa do fanatismo e possuir capacidade para escutar e dialogar".
Assim, o PPM propõe-se a "executar políticas públicas construídas em termos integradores, em áreas como a economia circular, a economia verde e a economia azul; promover a adopção de boas práticas ambientais, por parte dos diversos agentes económicos, através de apoios direcionados a um bom desempenho ambiental das suas actividades e aprovar uma lei da utilização do solo e dos espaços naturais na Região Autónoma da Madeira, que proteja a conservação da biodiversidade, os planos de conservação da fauna e da flora, que integre o conjunto de normas que regulam a proteção e o ordenamento dos espaços naturais e o seu uso nas diversas actividades económicas".
Propõe ainda "parques naturais e todas a zonas de protecção em vigor devem ser preservados e criadas novas zonas de proteção no espaço terrestre e marítimo".
O PPM sinaliza, desde já, o compromisso de criar, se vier a integrar o Governo da Região Autónoma da Madeira, o Parque Natural do Toco, na Praia do Toco e zona florestal adjacente, que se localiza na linha de arribas de orientação E-O2, entre o Garajau e a Fortaleza de São Tiago (Zona Velha da cidade), no concelho do Funchal. Este local constitui uma das últimas zonas do concelho do Funchal, no qual sobrevive uma natureza intacta, resiliente aos grandes empreendimentos turísticos". PPM Madeira