PAN foca-se na educação
No âmbito da campanha 'Semear a Esperança', o PAN Madeira visitou hoje a Universidade da Madeira para dialogar com estudantes e docentes sobre os desafios do ensino superior na Região. A visita permitiu destacar as propostas do PAN de modo a garantir um acesso mais justo e inclusivo à educação, especialmente no que toca às bolsas de estudo, ao apoio a estudantes deslocados e à valorização dos doutorados.
Entre as medidas defendidas pelo PAN Madeira, o partido destaca "uma maior abrangência das bolsas de estudo, assegurando que mais estudantes possam beneficiar deste apoio fundamental". Além disso, propõe "um apoio imediato aos estudantes deslocados enquanto aguardam vaga nas residências universitárias, evitando que fiquem desamparados devido à escassez de alojamento". O partido também defende "o reforço das bolsas para doutorandos, promovendo a investigação e incentivando a fixação de talento na Região".
"A degradação da Universidade da Madeira é um reflexo da falta de investimento na educação por parte dos Governos Regional e da República. A cooperação entre a Assembleia da República e a Assembleia Legislativa da Madeira é essencial de modo a garantir um ensino superior digno e com condições adequadas para os estudantes e docentes", afirmou Válter Ramos, porta-voz do PAN Madeira.
Garante que o partido "estará sempre na linha da frente na defesa de uma educação acessível, de qualidade e adaptada às necessidades dos jovens, garantindo que ninguém fica para trás no acesso ao ensino superior".