Ataque maciço ao porto de Odessa fez quatro mortos
O governador regional ucraniano de Odessa disse que um ataque russo contra as instalações portuárias da cidade provocou a morte de quatro pessoas e danificou um navio com pavilhão dos Barbados.
A confirmar-se a informação difundida pelo governador através das redes sociais, pode tratar-se do primeiro ataque letal russo depois de a Ucrânia ter aceitado, na terça-feira, a proposta dos Estados Unidos para declarar um cessar-fogo durante 30 dias.
De acordo o governador Oleg Kiper, as vítimas são de origem síria, com idades entre os 18 e os 24 anos, e que o navio ("MJ PINA") atingido por mísseis russos preparava-se para transportar trigo ucraniano para a Argélia.
Oleg Kiper não especificou se os quatro cidadãos sírios se encontravam a trabalhar no cargueiro atingido.
Por outro lado, disse que um outro cidadão sírio e outro ucraniano ficaram feridos no mesmo ataque ocorrido durante a noite.
Na mesma mensagem, o governador regional ucraniano diz que um segundo navio, as docas e vários armazéns também ficaram danificados.
O ataque denunciado pelo governador ucraniano ainda não foi verificado por jornalistas ou fontes independentes.
A Rússia tem dirigido ataques contra as instalações portuárias e de exportação de cereais da Ucrânia desde o início da guerra, concentrando os objetivos em Odessa, no Mar Negro.
Numerosos navios estrangeiros foram atingidos por bombardeamentos russos desde 2022.