A origem do Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo
O Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo tem lugar anualmente a 11 de Março – amanhã
O Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo tem lugar anualmente a 11 de Março – amanhã - e foi criado na sequência dos atentados bombistas perpetrados em Madrid, em 11 de Março de 2004. Todos os anos, desde 2005, a União Europeia homenageia nessa data as vítimas das atrocidades terroristas em todo o mundo.
Este é um dia de memória em honra das vítimas de terrorismo na Europa. Neste dia presta-se homenagem a todas as pessoas que perderam a vida em ataques terroristas, partilhando-se a dor dos familiares e dos amigos das vítimas de terrorismo.
Os atentados na estação de comboios de Atocha, em Madrid, a 11 de Março de 2004, provocaram 193 mortos e mais de 2 000 feridos.
Pretende-se, desta forma, prestar homenagem às vítimas de terrorismo e aos seus familiares e sensibilizar a sociedade civil para o combate ao radicalismo e ao terrorismo, em prol dos valores humanos.
Através de um dia de homenagem pretende-se consciencializar a opinião pública e os governos para a necessidade do combate ao terrorismo e da promoção da defesa dos direitos humanos.
Outras Datas Comemorativas
Jan 27
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Jun 04
Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão
Jun 26
Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura
Ago 21
Dia Internacional da Lembrança e do Tributo às Vítimas do Terrorismo
Ago 30
Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados
Nov 16
Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada