O que é o Carnaval?
Esta é a altura do ano em que a palavra Carnaval anda de boca em boca um pouco por todo o lado. Independentemente da idade, estrato social, a verdade é que quase ninguém fica indiferente a esta época festiva.
Mas afinal o que é o Carnaval? De onde surgiu? Quem o festeja?
A origem do Carnaval é ligada à Idade Média embora tenha características herdadas de festas populares da Idade Antiga. O termo “carnaval” deriva do termo em latim “carnis levale”, que significa “adeus à carne”
Apesar de ser uma festa bastante secularizada, o Carnaval surgiu como uma celebração cristã.
O Carnaval é uma festa popular tradicionalmente cristã, apesar de algumas de suas características remontarem a celebrações realizadas por diferentes povos pagãos na Idade Antiga. A relação entre o Carnaval e o cristianismo está no facto da Igreja centrar os ‘impulsos carnais’ dos fiéis em uma data apenas, para, depois, impô-los um período de restrição e jejum.
Todas essas celebrações pagãs, com muitas festas, alguns excessos e outros tipos de prazeres, eram condenadas pela Igreja. Assim, a Igreja resolveu, então, condensá-las em um período do ano que antecedesse a Quaresma, período que antecede a Páscoa e é marcada pela realização de penitências.
Desse modo, os fiéis tinham um período para extravasar todos os seus impulsos antes de iniciarem sua restrição. A Igreja católica tentou impor regras a eles durante o Carnaval, mas fracassou nisso durante muitos e muitos anos. A festa, portanto, seguiu sendo um momento de inversão da ordem e de satisfação dos impulsos carnais.
De toda forma, a colocação do Carnaval antes da Quaresma, é algo que visa efectuar uma separação entre o movimento de festividades e o de seriedade religiosa.