Portugal sem controlo!

Li no Semanário Expresso de 19 de dezembro de 2025: “ A ministra da Administração Interna reconhece que a introdução das novas regras de controlo de fronteiras” correu muito mal” e espera ter a situação normalizada nos primeiros meses de 2026”. A falta de meios humanos é uma possível causa. Será que a passagem do controlo de fronteiras, do SEF para a PSP, foi a decisão mais acertada?

E a formação necessária, foi dada para o efeito?

Eu sou um cidadão Português, bem informado, preocupado com o clima de insegurança que a incompetência de uma Ministra pode desencadear em Portugal. Uma vez mais ficou provado que Maria Lucia Amaral, Ministra da Administração Interna, não sabe e nunca soube “agarrar o boi pelos cornos”. Não é uma Pasta fácil, admito, mas, por favor, Sr Primeiro Ministro de Portugal, é preciso ter critério na escolha ou nomeação das pessoas para a titularidade de cargos públicos. Não pode ser uma “roleta russa”, até porque, Sr Primeiro Ministro de Portugal, somos nós, Povo Português, que lhes pagamos o ordenado. Sr Primeiro Ministro, os políticos são “nossos criados”, nossos representantes, nada mais do que isso. A minoria nunca poderá dominar a maioria. Mais tarde ou mais cedo, será sempre o Povo a ditar as regras!!

Portugal não pode ficar refém de um sentimento generalizado de insegurança. Portugal, Sr Primeiro Ministro não deverá tornar-se num país de “portas escancaradas”, onde tudo entra sem controlo. Os discursos são eloquentes, bonitos, persuasivos, mas sem qualquer alcance prático.

As Portuguesas e os Portugueses merecem melhores políticas e sobretudo, melhores políticos!

Roberto Silva